• Item
    ...
Alto Contraste

Chicão

Deputado Estadual - MDB

Nome completo: Francisco das Chagas Silva Melo Filho Nascimento: 19.04.1961 Profissão: Advogado e servidor público Partido Político: MDB dep.chicao@alepa.pa.gov.br

GABINETE

Praça Dom Pedro II, 2

Cidade Velha

Belém - PA

66020240

Tel.: (91) 3213-4444/4280

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Governador do Pará interino no período de 04 à 11 de novembro de 2021 e de 07 à 18 de novembro de 2022.

Secretário de Estado de Transporte e de Obras Públicas.

Líder do governo na primeira gestão do governador Hélder Barbalho o deputado estadual Chicão, está no exercício do quinto mandato, desenvolvendo as atividades de parlamentar no plenário e nas comunidades dos municípios paraenses.

Como presidente da Alepa trabalha em harmonia com os demais parlamentares para promover melhor qualidade de vida à toda população do Pará.

O presidente da Alepa, deputado Chicão, foi empossado como gestor do poder legislativo para o biênio 2023/2025. Ele foi reeleito pela maioria absoluta dos parlamentares para conduzir a assembleia legislativa por mais dois anos.

Governador do Estado do Pará interino por dois períodos, substituindo o governador Hélder Barbalho, de 04 à 11 de novembro de 2021 e de 07 à 18 de novembro de 2022, que participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na cidade Glasgow, na Escócia e da Conferência das Nações Unidas para o Clima - Cop 27, no Egito.

Secretário de Estado, Chicão, foi titular das secretarias de Obras Públicas no governo de Ana Júlia Carepa (PT) e de Transportes durante o governo de Simão Jatene (PSDB).

O trabalho incansável pelo bem-estar da população foi reconhecido pelo Tribunal de Justiça do Estado, Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público de Contas do Estado do Pará.

O presidente Chicão foi agraciado com a medalha de Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grã-Cruz, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2021, ortogada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará.

O Colégio de Procuradores de Contas do Pará concedeu ao chefe da Casa de Leis o "Colar do Mérito Institucional do Ministério Público de Contas do Estado do Pará", a mais alta distinção concedida pelo Parquet de Contas.

O deputado Chicão já exerceu a função de lider do governo na assembleia legislativa pela sua capacidade de conciliação com apoio da ampla maioria dos deputados e do governador Hélder Barbalho (MDB).

No período legislativo de 2017 o deputado Chicão conseguiu a aprovação de cinco emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO/2018.

História de lutas.

A história política de Chicão começou em Ananindeua onde exerceu três mandatos consecutivos de vereador, três vezes presidente da Câmara municipal e vice-prefeito e depois deputado estadual.

Francisco Melo, carinhosamente conhecido pelos amigos como Chicão, foi eleito três vezes pelo voto popular para exercer o mandato de vereador do município de Ananindeua, segunda cidade mais importante do Pará em população, economia e densidade eleitoral.

Presidiu a Câmara Municipal de Ananindeua por três períodos legislativos entre os anos de 1994 e de 2001 até 2004. Devido ao seu perfil conciliador, Chicão foi escolhido pelo então PMDB para compor a chapa majoritária junto com o então deputado estadual Helder Barbalho,(ex-ministro dos Portos, da Pesca e da Integração Nacional) e assim juntos venceram a eleição para a prefeitura de Ananindeua.

Com elogiado trabalho no executivo municipal, Chicão ganhou destaque também em outros municípios paraenses e foi apresentado pelo PMDB para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado.

Surpreendeu o próprio partido obtendo o maior número de votos dentro da legenda: 37.592 eleitores, que fizeram dele o nono deputado estadual mais votado entre os 41 parlamentares eleitos para o mandato de 2007 a 2011.

No início do período legislativo, Chicão foi escolhido para assumir a Secretaria de Estado de Obras Públicas – SEOP. Durante os três anos em que esteve à frente da Secretaria, realizou grandes obras para o benefício da população do Estado do Pará. Em dezembro de 2009, se desvinculou da SEOP e reassumiu seu mandato na ALEPA.

Nas eleições de outubro de 2010, Chicão mereceu pela segunda vez a confiança do povo do Pará e foi reeleito deputado estadual pelo PMDB, com expressivos 39.856 votos. E, novamente, foi indicado por seu partido para assumir uma das secretarias mais importantes do governo a de Transportes - SETRAN.

Em pouco tempo à frente da Setran, conseguiu, a partir de ações emergenciais, recuperar rodovias vitais para o tráfego de veículos, impondo o trabalho incansável como sua grande marca, responsável por sua trajetória na luta pelos interesses da população.

Em Abril de 2012, Chicão reassumiu seu posto como parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado e foi eleito Presidente da Comissão de Relações do Trabalho, Previdência e Assistência Social – CRTPAS.

Reeleito em 2014, atuou como Deputado Estadual pelo MDB estendendo o trabalho em diversos municípios, apoiando os prefeitos e captando recursos para realização de obras para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

O mandato do deputado Chicão se estende efetivamente à inclusão social e já atendeu mais de dez mil pessoas com cursos de capacitação profissional, prática de esportes, lazer e bem estar, através da Ong. Espaço Profissionalizante da Amazônia - EPA, situada no bairro Icuí Guajará em Ananindeua.

Milhares de pais de família, donas de casa e jovens, hoje, tem uma fonte de renda adquirida após a capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho pelo EPA. Pessoas de todas as idades também participam diariamente das atividades de balé, hidroginástica, dança de salão, futsal e artes marciais. O parlamentar atua também junto as igrejas apoiando as suas ações sociais.

Entre em contato com o parlamentar

ENVIAR

Notícias