Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Adriano Coelho / Festival do Camarão, em Muaná, é declarado Patrimônio Cultural do Pará

Notícia do deputado Adriano Coelho

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

24/06/2024 | 12h18 - Atualizada em 24/06/2024 | 13h38

Festival do Camarão, em Muaná, é declarado Patrimônio Cultural do Pará

Reportagem: Jamyla Magno

Edição: Jamyla Magno

O Governador Helder Barbalho sancionou o Projeto de Lei 303/2022, de autoria do Deputado Estadual Adriano Coelho, que declara o Festival do Camarão, em Muaná, patrimônio cultural e de natureza material e imaterial do Estado do Pará. 


O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa do Pará em outubro de 2023 e seguiu para que o Poder Executivo tornasse lei. O Deputado Estadual Adriano Coelho afirma que valorizar a cultura do Pará está entre as prioridades do mandato. “Nosso Estado tem um potencial turístico tremendo e precisamos valorizar isso e fomentar o turismo para que cada vez mais pessoas queiram conhecer nossos festivais, nossas praias e nossa cultura. O Festival do Camarão é considerado um dos principais eventos do calendário municipal de Muaná e agora é Patrimônio Cultural do Pará”, afirmou o deputado. 

Crédito: Baltazar Costa (AID-ALEPA)


A partir de agora, a conservação do Festival do Camarão passa a ser também de interesse do Estado, em manter e preservar a cultura e memória dessa tradição, valorizando a autenticidade que caracteriza toda a festa e os costumes presentes nela.

Além deste Projeto de Lei, o deputado também aprovou, em 2023, na Alepa, o PL 302/2022, que declara patrimônio cultural de natureza material e imaterial, paisagístico e ecológico do Estado do Pará a praia da Ponta do Espadarte, em Salinópolis.


O Festival do Camarão


A festa ocorre no início do mês de junho, há mais de 40 anos, e é uma das maiores festas populares do arquipélago do Marajó. Durante o período do festival a cidade fica movimentada, aquecendo a economia, atraindo turistas e divulgando a cultura muanense e marajoará. 


São quatro dias de festa com apresentações culturais diversas com bandas de renome nacional e regional, além de atrações locais. A programação é vasta, inicia com desfile de bicitaxis – biciata; batalha camaroeira e Concurso da Miss Camarão e Mister.