Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / Bordalo recebe denúncia sobre mortandade de peixes

Notícia do deputado Carlos Bordalo

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

11/06/2024 | 12h59 - Atualizada em 11/06/2024 | 13h01

Bordalo recebe denúncia sobre mortandade de peixes

Reportagem: Lilian Campelo

Edição: Carlos Bordalo - AID - Comunicação Social

Foto enviada pela comunidade
Moradores da comunidade Diamante, localizada entre os municípios de Marabá e Itupiranga, denunciaram ao deputado Bordalo a morte de toneladas de peixes no Lago Vermelho do Rio Tocantins.

De acordo com as informações, no dia 02 de junho, os moradores foram surpreendidos com a mortandade de peixes, o que tem causado, dentre outros sérios prejuízos, a insegurança alimentar da Comunidade.

O deputado Bordalo apresentou nesta terça-feira (11) em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), moção solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) e às Prefeituras Municipais de Itupiranga e Marabá, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, celeridade na apuração do caso.

Os moradores temem que a água do rio esteja envenenada e intoxique a comunidade, que possui grupos vulneráveis como grávidas, crianças e idosos. Mesmo diante da repercussão na imprensa, ainda segundo a denúncia, nenhum órgão ambiental esteve no local orientando sobre os riscos, ou prestando orientações de como proceder diante da situação. A falta de informações corretas tem contribuído para aumentar o temor da população, diante da morte repentina de um número tão grande de peixes.

Bordalo pontua que diante da situação e os impactos ambientais e na saúde humana, é importante que os órgãos competentes investiguem o que causou a morte de peixes no lago.

“O fato é preocupante não apenas do ponto de vista ambiental, mas também por seu impacto na segurança alimentar da comunidade. É fundamental que as autoridades locais e os órgãos ambientais cooperem de forma eficaz, realizando estudos de qualidade da água e o levantamento de possíveis fontes de poluição ou contaminação”, ressalta Bordalo.

A moção n° 428/2024, protocolada pelo deputado Bordalo, levada ao conhecimento do gabinete do Governador do Estado, à Prefeitura Municipal dos municípios de Marabá e Itupiranga,  à Câmara Municipal desses municípios, ao Ministério Público do Estado, ao Ministério Público Federal, ao Ibama, à Defensoria Pública do Estado, à Defensoria Pública da União,  à Secretaria de Estado de Saúde Pública- SESPA, ao ICMBIO e ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).