Você está em: Portal Alepa / Notícias / Comitiva paraense fortalece Cooperação Solidária e Educacional com Guiné-Bissau
Notícia
Comitiva paraense fortalece Cooperação Solidária e Educacional com Guiné-Bissau
Reportagem: Thais Peniche
Edição: Thais Peniche
A comitiva paraense está em Guiné-Bissau e realiza a I° Missão Internacional Integrada de Cooperação Solidária entre a Amazônia Paraense e Guiné-Bissau, tendo um de seus objetivos fomentar a cooperação solidária, no contexto da (re)valorização das conexões Brasil e África.
A Comitiva é composta pelo Secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), Jarbas Vasconcelos do Carmo; o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e Minorias da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), Deputado Estadual Carlos Bordalo (Partido dos Trabalhadores/PT), e a Vice-Presidenta, Deputada Estadual Lívia Duarte (Partido Socialismo e Liberdade/PSOL); a Promotora de Justiça Lilian Braga do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA); a Professora Jacqueline Freire (Djumbai/UFPA) e Meire Costa Vasconcelos (Advogada).
Uma das finalidades da Missão é a elaboração do Museu da Memória, Resistência e Direitos Humanos (MURE), dos Programas "Por uma Amazônia Negra: escravidão africana, pós-abolição, quilombos e remanescentes de quilombos" e "KABAZ: elos de solidariedade entre África/Guiné-Bissau e Amazônia Paraense" pela SEIRDH, sendo estes dois últimos em colaboração com o Djumbai/UFPA/UEPA e o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC/MPPA).
A comitiva também como objetivo ampliar articulações de cooperação internacional e solidária no campo da Memória, Verdade e Liberdade; Direitos Humanos, Igualdade Racial; Educação Popular; Juventudes; Agroecologia; parcerias acadêmicas no nível de ensino de graduação e pós-graduação, extensão universitária, pesquisa, gestão e publicações; aliada ao diálogo sobre memória(s) e ativismo social.
Durante os cinco dias, os parlamentares e demais integrantes da comitiva segue uma agenda de visitas a monumentos históricos na capital do país, reuniões com Ministros de Estado, diálogos com pesquisadores e representantes de instituições de ensino superior e embaixadores, cuja finalidade envolve uma série objetivos, dentre eles estão ações de cooperação, valorização da história e memória e o fortalecimento da internalização da educação superior.
A missão está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH) do Governo do Pará, a Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e Minorias da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC) do Ministério Público do Pará (MPPA), a Rede Djumbai: Educação Popular Antirracista, Direitos Humanos e Cooperação Solidária Amazônia Paraense & África, coordenada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA) em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama) e a Universidade de Brasília (UnB).
LISBOA
As atividades começaram na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde os representantes se encontraram com o Secretário Executivo, Zacarias da Costa. A pauta desse encontro visava estreitar laços e discutir estratégias de cooperação no contexto internacional.
No contexto da internacionalização educacional, a comitiva participou de uma reunião com as Professoras Clara Carvalho e Mônica Fonseca do Centro de Estudos Internacionais no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Essa reunião teve como objetivo explorar possibilidades de colaboração acadêmica e aprofundar o entendimento sobre a importância da educação na promoção de reparação histórica.
Ainda na segunda-feira (23) aconteceu a reunião com o Vice-Reitor João Peixoto e Isabela França, do departamento de relações externas e internacionais da Universidade de Lisboa. Durante o encontro, foi abordada a realidade da Amazônia, com foco nas discussões relacionadas à COP 30. Assim como a necessidade de abordar questões educacionais a partir de uma perspectiva de reparação histórica foi um dos temas centrais dessas conversas, destacando a importância de construir parcerias sólidas e comprometidas com a justiça e a equidade na educação.
Outra participação foi na conferência "Amazônia e África: Memórias, Ancestralidade e Cooperação Solidária por Justiça e Direitos Humanos". O evento, realizado em parceria entre o Instituto Universitário em Lisboa (ISCTE) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, teve como um dos seus participantes o professor José Augusto Horta, da Faculdade de Letras. A conferência proporcionou uma plataforma de discussão importante para questões relacionadas à Amazônia, à África e à cooperação solidária em prol da justiça e dos direitos humanos.
O deputado Bordalo (PT) declara que esta série de diálogos internacionais reflete o compromisso de promover uma colaboração ampla e inclusiva, visando ao desenvolvimento sustentável e à prosperidade compartilhada entre as nações envolvidas.
"Dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estamos planejando uma série de diálogos, workshops e conferências que estão programados para ocorrer até 2025. O objetivo desses eventos é traçar uma pauta estratégica para a COP 30, que acontecerá em Belém. Além disso, estamos abrindo portas para futuras colaborações em áreas essenciais, como agricultura, segurança alimentar, cultura e intercâmbio acadêmico, bem como com nossos centros de ciência e tecnologia.", destacou o parlamentar.
CABO VERDE
Dentro da Iº Missão Internacional, a deputada Lívia Duarte (PSOL) na terça-feira (24) deu
Em uma visita oficial à Assembleia Nacional cabo-verdiana, a Deputada Lívia Duarte (PSOL) expressou seu apreço e gratidão pela calorosa recepção que ela e também o estado brasileiro, receberam. Ela destacou o tratamento afetuoso e cortês que marcou sua estadia no país, enfatizando o respeito e a consideração demonstrados pelos anfitriões cabo-verdianos.
"Fui bem recebida, e, em meu nome, o estado brasileiro, com todo carinho e deferências na Assembleia Nacional cabo-verdiana. Muitos projetos e conquistas virão para as mulheres negras do Brasil e de Cabo Verde", afirmou Lívia.
A parlamentar também pode conhecer a Associação de Mulheres de Cabo Verde contra a Violência de Gênero, na ocasião esteve em diálogo com a presidenta da instituição, Maria Vicenta e visitou o módulo de Formação Política para as lideranças e representantes da região. Outro encontro foi com o cantor, compositor e instrumentista Manuel di Candinho, ex-vereador da cidade de São Domingos de Cabo Verde, que já tem diversas contribuições e intercâmbios com artistas brasileiros, dentre eles o cantor e compositor paraense Naldinho Freire.
A deputada Lívia Duarte (PSOL), convidada pela prefeitura local, participou de atividades culturais e encontro com agentes da cultura da cidade de São Domingos, em Cabo Verde, como a apresentação de batuque, manifestação Cabo Verdiana que incorpora música, dança e literatura. O batuque se registra como a literatura e a expressão musical mais antiga do país.
GUINÉ-BISSAU
Em seguida, ainda na terça-feira (24), os parlamentares e demais membros da missão internacional chegaram ao seu destino principal, a Guiné-Bissau. Assim que desembarcaram no país, iniciaram uma intensa programação de compromissos que envolveu reuniões com representantes oficiais de diversos setores da nação.
A primeira atividade no país consistiu em um encontro na sede da Embaixada Brasileira com a Embaixadora do Brasil, a senhora Cláudia de Borba Maciel. A reunião contou com a participação do Administrador da Universidade Colinas de Boé, João José Silva Monteiro, e de Carlos Cardoso, diretor do Centro de Estudos Amílcar Cabral (CESAC).
Durante a reunião, foram discutidos tópicos relativos à cooperação entre a Guiné-Bissau e o Brasil, com ênfase na melhoria dessa relação não apenas a nível do Governo Federal, mas também dos Estados, considerando o vasto potencial de colaboração existente entre ambos os países.
Na reunião, houve um diálogo construtivo sobre o intercâmbio de ideias no campo da educação e as perspectivas de cooperação entre o Pará e Guiné-Bissau. Ao final, a comitiva compartilhou a experiência do Centenário Paulo Freire, um evento que homenageia o patrono da educação brasileira e foi realizado em Belém do Pará.
Depois do encontro com o Ministro da Educação, Senhor. Braima Sanha, o Deputado Bordalo (PT) concedeu uma entrevista à mídia local, enfatizando a significativa importância da cooperação solidária entre o Brasil e Guiné. Em sua fala o parlamentar destacou que a proposta é construir uma agenda conjunta, envolvendo o Governo da Guiné-Bissau, os movimentos sociais locais e todas as partes interessadas.
"Nós estamos propondo ao Governo da Guiné-Bissau, aos movimentos sociais da Guiné-Bissau e a todos e todas que construamos uma agenda comum nossa para apresentar na COP e ao mesmo tempo para que uma delegação da Guiné, se possível, visite o Estado do Pará para conhecer as nossas experiências na formação superior, para conhecer as nossas experiências na transformação de frutas, para gerar emprego, gerar renda para a população da Guiné-Bissau. Para conhecer nossas experiências na qualificação profissional, para que possa se construir alternativas e programas para a inclusão da juventude, das mulheres, dos homens no mercado de trabalho e também para conhecer a nossa cultura.", registra Bordalo
Os parlamentares também se reuniram na quarta-feira (25) com o Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau, o Professor Doutor Fodé A. Mané. Durante o encontro, compartilharam experiências e desafios que ambos os países enfrentam no âmbito da garantia de direitos e justiça social.
Na quinta-feira (26) em prosseguimento às agendas, os parlamentares e os demais integrantes da comitiva estiveram em um encontro com a Ministra da Cultura, Indira Cabral Embaló, filha de Amílcar Lopes Cabral, um dos Pais e Fundadores da nação guineense e cabo-verdiana e líder que desempenhou um papel fundamental na luta pela independência do regime colonial tanto na Guiné-Bissau como em Cabo Verde.
O Deputado Bordalo (PT) apresentou uma proposta de agenda para ser celebrada em Belém em 2024, a ideia consiste em homenagear o centenário de Amílcar Cabral, com a participação da Ministra e outros representantes da Guiné-Bissau.
Outra atividade foi a entrevista para a imprensa local, o Deputado Bordalo (PT) compartilhou detalhes de sua reunião com a Ministra da Cultura, Indira Cabral Embaló. O parlamentar explicou que a delegação paraense está conduzindo uma pré-agenda em Guiné-Bissau com o objetivo de fortalecer a integração e a cooperação entre o Brasil, representado pelo Estado do Pará, e a Guiné-Bissau. Ele também destacou os planos que estão sendo delineados para o ano de 2024.
Ainda na quinta-feira (26), a comitiva integrou um diálogo e conheceu as iniciativas em andamento no Ministério Público, sob a liderança do Procurador Geral da República da Guiné-Bissau, Bacari Biai, e seu vice, Jocelino Gomes.
Ainda na quinta-feira (26), no terceiro dia da Iº Missão Internacional Integrada Amazônia Paraense & Guiné-Bissau, houve uma apresentação cultural seguida de uma conversa com jornalistas, estudantes, pesquisadores e membros da sociedade civil. Este encontro aconteceu no Instituto Nacional de Pesquisa de Bissau, e após as atividades, o Deputado Bordalo (PT) participou de entrevistas com os jornalistas locais.
A agenda da comitiva que integra a Iº Missão Internacional Integrada Amazônia Paraense & Guiné-Bissau segue até o dia 28 de outubro no país, promovendo uma série de encontros e discussões que buscam fortalecer os laços bilaterais e contribuirão para o alcance dos objetivos comuns estabelecidos pela missão internacional.