Você está em: Portal Alepa / Notícias / CDHDC presidida pelo Deputado Bordalo realiza a primeira Caravana de Direitos Humanos
Notícia
CDHDC presidida pelo Deputado Bordalo realiza a primeira Caravana de Direitos Humanos
Reportagem: Lilian Campelo
Edição: Lilian Campelo
Oscarina Brasil, 49 anos, ouve com atenção as orientações jurídicas para dar início ao sonho de adotar uma criança de 5 anos que cria desde o nascimento. Ela aproveitou a ação da Caravana de Direitos Humanos, que ocorreu na segunda-feira (29) em Capanema na Ordem Franciscana Secular para receber as informações sobre o passo a passo que deve seguir. "Ele me encaminhou a defensoria daqui de Capanema, me explicou muito bem, e disse que eu devo fazer a adoção socioafetiva".
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) foi responsável pela organização do evento. Na primeira edição do projeto, diversos serviços assistenciais foram oferecidos à comunidade, incluindo assistência jurídica e emissão de documentos. Ao todo, foram realizados 170 atendimentos.
Seu Francisco Pereira, um senhor de 81 anos que utiliza cadeira de rodas, necessitava renovar seu RG, mas enfrentava dificuldades em se deslocar até o local onde a Caravana de Direitos Humanos estava ocorrendo. No entanto, uma equipe do Centro de Apoio ao Cidadão da Alepa compreendeu as dificuldades enfrentadas por Seu Francisco e se comprometeu a assegurar que ele pudesse acessar os serviços essenciais sem se preocupar com o transporte ou as restrições impostas pela sua condição física e prontamente se deslocou até a residência de seu Francisco, oferecendo todo o atendimento necessário em sua casa.
Maria Richelle, 33 anos, neta de seu Francisco, destaca a importância da equipe ir até a casa de seu avô, enfatizando que sua condição de cadeirante o impede de se locomover para determinados locais e até mesmo de ficar em pé. Ela expressa sua satisfação em relação ao serviço ter sido prestado diretamente em sua residência "Pra mim foi muito satisfatório que o serviço veio até a casa dele e que continue alcançando mais gente".
Bordalo visita Caravana de Direitos Humanos
O deputado Bordalo, durante sua visita ao evento, teve a oportunidade de entregar pessoalmente alguns documentos às pessoas que estavam aguardando o serviço. Para ele a caravana de direitos humanos é uma iniciativa de extrema importância para garantir os direitos fundamentais da população, uma ação que reforça o compromisso em assegurar que todos necessitam ter acesso aos seus direitos básicos.
Seu Francisco de Assis, de 53 anos, estava há mais de dois anos sem RG e vinha enfrentando diversas dificuldades para obter um novo documento. "Eu venho pelejando há mais de 2 anos, paguei três boletos e não consegui, fui até a delegacia a foto não passava e sempre faltava algum documento e aí eu não fui mais. Eu disse um dia chega e agora Graças a Deus chegou e eu consegui". Ele destaca que oportunidades como essa tornam o processo mais fácil e ágil.
A Caravana foi realizada atendendo a um pedido das lideranças locais, com a parceria do Centro de Apoio ao Cidadão da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) e da Ordem Franciscana Secular (OFC), que cedeu o espaço para a realização dos atendimentos.
Texto: Thais Peniche- Assessoria de Comunicação do Deputado Bordalo