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13/04/2023 | 19h56 - Atualizada em 13/04/2023 | 20h18

Deputados comemoram os 43 anos do Sistema Modular de Ensino

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Dina Santos

Os 43 anos do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, no Estado do Pará, foi comemorado nesta quinta (13) em uma Sessão Solene, no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Estado do Para, a pedido do deputado Dirceu Ten Caten (PT), coordenador da Frente Parlamentar da Juventude e vice-presidente da Comissão da Educação da ALEPA.

Ele é o autor do projeto que instituiu no calendário oficial do Estado o 15 de abril como o Dia Estadual dos Profissionais do SOME.


O Sistema de Organização Modular de Ensino é uma política pública educacional do Estado do Pará criado em 1980 pelo governador Alacid Nunes, concebido pelo professor Manoel Viegas Moutinho, presidente, na época, da Fundação Educacional do Pará – FEP.

Inicialmente como projeto de implantação e depois como política de Estado, o Some é reconhecido pelo MEC e pela UNESCO, tendo sido implantado em outros Estados do país e até em países em desenvolvimento.


Na época, o Pará possuía 83 municípios e em apenas 18 funcionava o ensino de 2º grau, com um número crescente de alunos com o 1º grau concluído necessitando de oportunidade para realizar o segundo grau.

"Pela extensão territorial e a carência de professores habilitados, na época, até a formação dos docentes do 1º grau nos municípios era feita por professores sem habilitação legal", recordou o professor Moutinho, que lecionava matemática.

Professor Manoel Veiga Moutinho

Ao lado do programa que depois virou lei, como política de Estado, houve é claro, a extensão e a implantação do ensino regular de segundo grau nos municípios e o deslocamento do SOME para localidades mais distantes.

O Sistema Modular é direcionado à expansão das oportunidades educacionais em nível de Ensinos Fundamental e Médio para a população escolar do interior do Estado, onde  não haja o Ensino Regular de modo complementar ao ensino municipal.


"Idealizei uma forma de suprir deficiências e criei o ensino de 2º grau através de módulos, composto de três fases correspondentes às três séries. E cada fase possuía quatro módulos, que eram resultantes do agrupamento das disciplinas de acordo com suas possíveis afinidades", discorreu.

Ele registrou que as disciplinas eram ministradas por professores recrutados em Belém, portadores de diploma de licenciatura Plena", explicou o professor Moutinho, que hoje tem 86 anos de vida.

Para o deputado Dirceu Ten Caten, autor do requerimento, para a realização da sessão tem uma significação muito importante para o Estado, porque conseguiu reduzir a distância e permitiu o acesso ao ensino de segundo grau, inexistente e muito distante para muitos e principalmente os mais jovens. "O SOME contribuiu significativamente para o desenvolvimento de diversas regiões, municípios e localidades, porque é a única alternativa de muitos jovens e adultos que desejam seguir seus estudos, ainda que em área distantes, as vezes até remotas, no interior do Estado", disse.

Deputado Dirceu Ten Caten


Na solenidade foram entregues 15 Diplomas Especiais, concedidos pela ALEPA a professores e até para estudantes originários da fase experimental e de implantação, mas que depois se formaram professores, formaram seus filhos dentro do programa e estes ingressaram na universidade, formando-se e seguindo carreira profissional, acadêmica e cientifica.


"Eu tenho um orgulho muito grande de ter participado desta história e a homenagem feita pela Assembleia foi muito significativa não só para mim, mas para tanta gente, muito destes professores já até partiram e outros ainda participam de circuitos no interior dos municípios", informou, emocionada, a homenageada Iris do Socorro Gomes.

Iris do Socorro Gomes


Na época, ela tinha 17 anos, e participou da segunda turma no município de Curuça - de 1981 a 1983 - uma das quatro cidades (com Igarapé Açu, Igarapé Miri e Nova Timboteua) que inauguraram de forma experimental o Programa no Estado. Iris cursou o magistério e  depois passou no vestibular, cursou Letras na UFPA, formando-se em magistério de 3º grau. Depois ingressou na SEDUC e retornou ao Sistema Modular de Ensino, tendo sido professora por 14 anos em vários municípios do Estado.

Iris se casou com outro professor do SOME e suas duas filhas, uma advogada e outra publicitária, formaram-se também pelo Sistema Modular, habilitando-se ao curso superior.

Professora Marina Costa


A professora Marina Costa falou em nome dos mais de mil professores do Sistema Modular de Ensino, e agradeceu a homenagem do Poder Legislativo, em particular ao deputado Dirceu Ten Caten pela iniciativa. Ela ressaltou que o SOME é uma política genuinamente paraense formulada nas condições do Estado e que depois ganhou dimensão nacional e até internacional. "É um projeto que conseguiu chegar a todos os municípios, em um trabalho itinerante, como prática até revolucionária que permitiu e permite o acesso ao ensino médio há muitos jovens que não tinham perspectivas", registrou.

Beto Andrade


O presidente do SINTEP, Beto Andrade, também parabenizou o Programa que virou política pública e lei estadual e que muito tem contribuído para a expansão do ensino com qualidade, garantindo um direito inalienável da população que o acesso à educação.

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