• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

12/01/2023 | 17h39 - Atualizada em 12/01/2023 | 17h49

Alepa realiza ação no Solar da Beira, em Belém, para sensibilizar sobre a saúde mental

Reportagem: Natália Mello

Edição: Dina Santos

Uma equipe do Departamento de Bem-Estar Social do Poder Legislativo (DEBS), da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), realizou, nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), um ato de sensibilização pelo Janeiro Branco. A iniciativa de promoção da saúde mental ocorreu no Solar da Beira, localizado ao lado da Feira do Ver-o-Peso, em Belém. Cerca de 50 pessoas foram atendidas em dois dias de ação.

Karla Lobato, diretora do DBES

A diretora do DEBS, Karla Lobato, explica um pouco da campanha. "O Janeiro Branco tem como principal objetivo alertar, conscientizar a população acerca da saúde mental, da importância da saúde mental. Então desde 2014 isso vem acontecendo e geralmente as instituições abordam esse tema com seus servidores, com seus funcionários, como uma forma realmente de conscientizá-los a respeito do tema", pontua.

A ação desses dois dias ocorreu fora da sede da Alepa, segundo Karla, devido ao aniversário de Belém, que, neste dia 12 de janeiro, completou 407 anos.

"Levamos em consideração o aniversário de Belém e fizemos a ação em parceria com a Codem (Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém) e outros órgãos", detalhou.

No local, além de uma psicóloga disponível para atendimento, também foi possível fazer aferição de pressão arterial, levando o atendimento da enfermagem para atendimento médico.

Foram distribuídos, ainda, adesivos que levam a mensagem de autocuidado com a saúde mental proposta pela campanha. "E essa mensagem diz que se a dor não é sua não chame de drama, como uma forma de sensibilizar a população a respeito da saúde mental, falando sobre as formas de lidar com as emoções e buscando sempre o equilíbrio", finaliza.