Você está em: Portal Alepa / Notícias / Conheça os 41 deputados eleitos para a 61ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Pará
Notícia
Conheça os 41 deputados eleitos para a 61ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Pará
Reportagem: Natália Mello
Edição: Andreza Batalha
Mais de 4,7 milhões de pessoas foram às urnas no Pará para eleger os seus 41 representantes na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) para a 61ª Legislatura. Fundamentais no processo de garantia de políticas públicas à população, os deputados estaduais são responsáveis por propor, debater e votar leis para o Estado, desde que não entrem em conflito com a legislação municipal e federal. Além disso, são responsáveis por fiscalizar as ações do governador, que é o chefe do Poder Executivo.
Para os próximos quatro anos, o Brasil elegeu, com base no sistema proporcional, 1.059 deputados estaduais. Do total de parlamentares eleitos, 185 são mulheres – o equivalente a 17,46%. A maioria do eleitorado brasileiro é formado por mulheres, que representam 52,65% do total. No Pará, as mulheres correspondem a 50% do eleitorado, são 3.066.174 de eleitoras, ultrapassando os homens. Apesar disso, na Alepa, o número de deputadas caiu de 10 atuando, nesta legislatura vigente, para sete na próxima.
O partido que mais elegeu parlamentares foi o MDB, com 13 deputados estaduais; seguido do PT, com quatro; PSDB, PP e PL, com três; e os demais partidos, PTB, PDT, PSD, PSC, PSB, Podemos, Republicanos, Cidadania, União Brasil e PSOL, com dois ou apenas um representante. Confira abaixo o perfil e o partido dos 41 deputados estaduais eleitos:
Em 2018 disputou pela primeira vez uma vaga na Alepa e mais uma vez se destacou entre os mais votados,obtendo 31.287 votos, mas por força do quociente eleitoral não ficou entre os 41 eleitos, obtendo, porém, a primeira suplência da coligação "Lutando pelo Pará". Em 2021, assumiu o mandato de deputado estadual e como resultado direto da sua atuação nos últimos dois anos junto aos diversos municípios, conseguiu ainda mais representatividade nas últimas eleições, sendo reeleito com 74.795 votos.
Nas eleições de 2002, Ana Cunha foi eleita deputada estadual do Pará, com expressivo número de votos. Em 2016, foi eleita em chapa única, a segunda Presidente mulher, a assumir a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Em 2017, assumiu a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda (SEASTER) do Pará. Atualmente a Parlamentar preside, com muito empenho, a Comissão Permanente da Primeira Infância, Criança e Adolescente.
A partir do dia 01 de fevereiro de 2023, a deputada dará início ao seu sexto mandado, onde seguirá desenvolvendo seu trabalho político com atuação voltada para as ações de incentivo aos programas sociais, a qualificação e extensão dos programas de saúde pública, políticas públicas direcionadas para mulheres, trabalhando também de forma sistêmica, para orientação e prevenção à gravidez na adolescência e no combate ao abuso e exploração sexual infantil.
Na Alepa, o parlamentar integra as comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária; de Transportes, Comunicação e Obras Públicas; de Agricultura, Terras, Indústria e Comércio; de Turismo e Esporte; da Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais e Comissão de Segurança Pública.
Em 2022, Angelo Ferrari foi reeleito com 58.104 dos votos dos paraenses. Desta forma, assim como em seu primeiro mandato, seguirá trabalhando por melhorias para a população construindo, assim, uma trajetória sólida como deputado estadual do Pará.
Homem simples, do campo e determinado, Antonio Tonheiro casou-se com Maria do Socorro Pires Souza com quem tem três filhos. Focado no crescimento pessoal e profissional, Tonheiro, sempre com muito esforço e honestidade, conseguiu se destacar no ramo empresarial, construindo, junto aos seus irmãos, a Empresa Grupo Tonheiro que tem como
empreendimentos a Lima Citrus, Casa Lima, Casa de Carnes e outros; os quais têm gerado emprego e renda para muitas famílias da região.
Dedicado em ajudar a população, Tonheiro sempre colaborou com Ações Sociais que viabilizassem atendimentos em saúde, trabalho e renda, educação e cidadania a todos que precisassem garantir esses direitos.
O amor e o respeito que possui por sua cidade natal foram determinantes para que Antonio Tonheiro aceitasse lançar o seu nome para representar o povo de seu Estado e buscar melhorias e qualidade de vida a população do interior.
Em 2014, foi eleito a deputado estadual e com a sua simplicidade se destacou na Assembleia Legislativa, formando parcerias e abraçando novas responsabilidades. Dentre elas, tornou-se membro da diretoria do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da FAEPA (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará), o que possibilitou beneficiar mais de 10 mil jovens e adultos, com cursos profissionalizantes, alcançando comunidades de diversos municípios como de Capitão Poço, Garrafão no Norte, Nova Esperança do Piriá, São Domingos do Capim, Ilha do Marajó, Bujaru, Comunidades Ribeirinhas, da Região Metropolitana de Belém, entre outros.
Em seu segundo mandato, no ano de 2018, assumiu a 1ª Vice-presidência desta Casa de Leis, missão, esta, que se dedica com ética e transparência. Atualmente, membro do Partido Progressista / PP, reeleito com 56.202 votos, assumirá o terceiro mandato, em uma das cadeiras da 20ª legislatura do parlamento estadual, dando continuidade as suas funções, como representante da população paraense, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.
Avenilton afirma que, antes de ser bacharel em direito, exerceu diversas outras funções profissionais, como garçom, motoboy, cozinheiro, balconista de farmácia e vendedor. Define como suas principais bandeiras o agronegócio, a agricultura familiar, e áreas sociais como saúde, educação e infraestrutura.
Foi eleito para vereador em 2020, com 4.798, sendo o segundo mais votado. Usou as mídias sociais, sua principal ferramenta, para fiscalizar e cobrar o Poder Executivo. Foi eleito com 48.452 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Nas últimas eleições municipais, Braz foi o vereador mais votado da história do de Parauapebas e o mais votado na região sul e sudeste do Pará. Foi Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas por duas vezes. Eleito com 65.495 votos para deputado estadual.
Em Belém, contribuiu com a criação de sindicatos fortes e combativos, como o dos rodoviários e o da construção civil. O parlamentar tem forte atuação na luta pela garantia de direitos e na construção de políticas públicas e programas para combater a desigualdade social, por isso foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Foi o deputado estadual que mais participou de Comissões de Inquérito Parlamentar (CPIs), criadas para apurar: danos ambientais na bacia hidrográfica do rio Pará; a atuação de milícias e grupos de extermínio; a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes; o Tráfico de Pessoas e a CPI que investiga a atuação da empresa Vale no Pará.
Bordalo é autor de mais de 100 Leis Estaduais, como a que obriga embarcações a destinarem um espaço às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida atarem suas redes. O Estatuto da Equidade Racial no Pará, o primeiro Estatuto Estadual da região Norte, é um importante instrumento para combater o racismo no Estado e foi construído pelo mandato do deputado e movimento negro do Pará.
Foi candidato a deputado estadual pela primeira vez aos 22 anos, em 2006. Não foi eleito, mas ganhou impulso para se candidatar a prefeito de Tomé-Açu, onde foi prefeito por dois mandatos, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012, com 80% dos votos. Com uma expressiva votação de 57.998 votos, foi eleito em 2022 deputado estadual. Na Alepa, Carlos Vinicios quer trabalhar pelo desenvolvimento do estado do Pará, dando especial atenção aos municípios que compõem a região de Tomé-Açu, com um trabalho voltado para a população mais carente.
Sua trajetória política teve início no ano 2000, quando assumiu pela primeira vez o cargo de vereador do município de Curionópolis, conquistando posteriormente o segundo mandato. O parlamentar já foi prefeito de Curionópolis por dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016) e presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (AMAT).
Em 2004 foi vice-prefeito de Ananindeua. Em 2006 eleito deputado estadual. No ano de 2008 assumiu a Secretária de Obras Públicas do Pará (SEOP/PA). Em 2010 foi eleito deputado estadual, mas assumiu a Secretaria Executiva de Transportes -Setran-PA. Em 2014 eleito deputado estadual, reeleito em 2018 com 40.268 votos. Obteve agora 91.542 dos votos válidos.
Na Alepa, participou de debates e dos 150 projetos propostos, 96 foram aprovados. Além, disso, trabalhou por dois mandatos como presidente da Comissão de Segurança. Ao final do mandato, seguiu para assumir o cargo de Superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, onde trabalhou de 2019 até abril de 2022. Na sua gestão, entregou 70 mil documentos titulatórios. Depois de sair do Incra, decidiu, novamente, se candidatar, desta vez pelo PL, e diz que trabalhará, nos próximos quatro anos, em projetos voltados ao social, segurança pública e bem estar das famílias paraenses.
Como deputada estadual, eleita em 2018 e reeleita em 2022, vem recebendo reconhecimento pelo seu trabalho dedicado em prol da população paraense, especialmente em projetos que visam o combate à desigualdade social, melhoria da saúde, educação, agricultura e da segurança pública no Pará, além de ser voz ativa pelo empoderamento feminino. Ao longo dos últimos anos, Diana vem acumulando premiações devido ao seu dedicado trabalho em prol do desenvolvimento do Estado e a favor dos municípios paraenses.
Autor de projetos destaques como o Hospital da Mulher, CNH gratuita, 20% da taxa mineral para a educação e violência doméstica em condomínios, Dirceu é líder da bancada do seu partido na Alepa e foi o sétimo deputado estadual mais bem votado nas eleições de 2018.
Como médico, o Dr. Wanderlan já realizou mais de 40 mil cirurgias, além de ações contínuas de saúde e cidadania nos bairros de Belém e por todo o Estado do Pará. Como parlamentar, o Dr. Wanderlan Quaresma apresentou mais de 170 proposições na Assembleia Legislativa e destinou mais de R$ 12 milhões em emendas parlamentares aos municípios do Estado.
Em 1986, filiou-se ao PT. Foi vice-prefeito de Concórdia do Pará por dois mandatos e por três vezes foi chefe do Executivo. Liderou o processo de desenvolvimento econômico, social e cultural do município. Em 2022, Elias foi eleito com 44.734 votos para compor a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
Comerciante, sua vida política foi iniciada nos anos 2000 onde foi eleito vereador e por duas vezes prefeito de Uruará. Em 2014, chegou a Assembleia Legislativa do Pará sendo o segundo deputado mais votado de seu partido, o MDB. Com trabalho e dedicação foi reeleito para outros dois mandatos sendo 2018 e agora 2022 quando obteve mais de 52 mil votos garantindo assim a voz do oeste paraense no parlamento do Pará.
Tem formação acadêmica em Gestão Pública e Empresarial. Erick tem experiência e anos de trabalho na vida pública. Aos 24 anos, foi eleito vereador mais jovem de Capitão Poço, com 932 votos. Em 2012, eleito vereador de Ananindeua com 2.564 votos e em sua reeleição, obteve 4.470 votos nas eleições 2016. Para deputado foi eleito, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 78.053 votos.
Em 2009, foi nomeado Secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado do Pará. Em 2012 foi eleito vereador de Ananindeua e reeleito em 2016. Ainda no município de Ananindeua, em 2017, foi secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude. Reeleito em 2022, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com 35.626 votos.
Na Alepa, preside a Comissão Permanente de prevenção às Drogas (COPRED), e a Comissão de Estudos para ModernizaçãoTributária.
Aos 27 anos, em 2018, Gustavo Sefer lançou sua candidatura a deputado estadual, sendo eleito com 61.301 votos totalizados, o 6° mais votado do estado, e permanece no cargo até hoje. Atualmente, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, Gustavo Sefer ocupa o cargo de presidente da Comissão de Esporte e Turismo. Entre suas principais lutas no parlamento estadual, apresenta atuação na Saúde e Infraestrutura, onde busca sempre promover qualidade de vida para a população.
Criou e aprovou o "Estatuto Municipal da Juventude" e defendeu o "Passe Livre" para os estudantes da capital. Em 2018, foi eleito deputado estadual no Pará e reeleito em 2022 com 71.906 votos, sendo quase o triplo de votos. Durante o primeiro mandato como deputado estadual Igor articulou a aprovação do ParáPet, o maior programa de castração do Norte. Ainda em seu primeiro mandato na Alepa, foi considerado um dos deputados mais propositivos, com mais de 300 proposições realizadas sendo que foi o que mais apresentou projetos da causa animal, assim como realizou ações de saúde animal com mais de 20 mil animais atendidos em ações do mandato.
Em 2004, Iran Lima elegeu-se Prefeito de Moju e reelegeu-se em 2008. Em 2014 foi eleito Deputado Estadual e reelegeu-se em 2018. A convite do Governador Hélder Barbalho, licenciou-se em 2019 para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e, em junho de 2020, a Casa Civil da Governadoria do Estado. Novamente concorreu ao cargo de deputado estadual e foi eleito o segundo mais votado do Pará e o quarto mais votado da história.
É Pastor membro da Instituição Assembleia de Deus. Político há mais de vinte anos foi vereador, assessor parlamentar e secretário municipal. Josué Paiva foi eleito pelo Partido Republicano, com 36.874 votos, sendo o segundo mais voto do Partido.
Tem 3 filhos, Joaquim, Clara e o Pedrão. É vereadora de Belém e em um ano e meio de mandato bateu o recorde na elaboração legislativa na legislatura. Nasceu no Guajará I, na periferia de Belém, e é a confluência da história da família, por parte de pai, de ribeirinhos, pescadores e trabalhadores em situação análoga à escravidão, e por parte de mãe das origens da sabedoria da medicina popular e dos indígenas Gavião.
Lívia hoje constrói a Coalizão Negra Por Direitos e é a autora do Estatuto Da Igualdade Racial de Belém. Também é autora de dezenas de projetos de lei para a garantia da vida das mulheres, como o PL que obrigada o município a distribuição gratuita de absorventes menstruais e do PL que cria a creche norturna na capital.
Filho de Zezinho Rodrigues e Lúcia Ogawa, a tia Lúcia, é pai de dois filhos, irmão do presidente da Câmara, Júnior Ogawa, e do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa. Quando Renato era deputado, Lu foi o grande parceiro e braço direito do irmão em todos os momentos, desde as campanhas eleitorais até o final dos mandatos. Cristão católico, Lu diz ter respeito por todos os credos e ser um grande incentivador de práticas esportivas como meio saudável de convivência social.
Na política, Lu é um grande defensor da participação de todos os cidadãos na construção de uma sociedade melhor. Sua candidatura a deputado estadual pelo Partido Progressista (PP) tem como bandeira a parceria e a luta pelo fortalecimento dos municípios.
O mandato de Luth foca em ações que visam, sobretudo, o desenvolvimento econômico das regiões do Marajó, Baixo Tocantins e Nordeste Paraense, com políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, geração de emprego, renda e investimentos em segurança e infraestrutura.
Além disso, foi vice-presidente de Assuntos Políticos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e assessora inconstitucional do MPE perante à Assembleia Legislativa do Pará de 2015 a 2018. Agora é a terceira Deputada Estadual mais votada do Partido dos Trabalhadores (PT), recebendo 43.255 votos.
Iniciou a carreira política em 1995, como deputado estadual, na legenda do PSDB, sendo, na época, o deputado eleito com o maior número de votos, mais de 15mil. Reelegeu-se deputado estadual (1999/2002) com cerca de 22 mil votos. Foi líder da bancada do PSDB e presidente da Comissão de Esporte da Alepa no período de 1996 a 1998. Neste período, ainda exerceu o cargo de secretário geral da União Nacional dos Legislativos Estaduais (UNALE).
Foi reeleito ao cargo da UNALE paraobiênio1999/2000, mas declinou em função dos compromissos assumidos ao ser eleito presidente da Alepa. Carmona foi reeleito ao cargo de Chefe do Poder Legislativo em 1º de fevereiro de 2001. Foi o primeiro deputado reconduzido a esse cargo na Alepa. Novamente reeleito deputado estadual nos anos de 2006, 2010, 2014 e 2018. E, em 2022, foi novamente reeleito deputado estadual com mais de 56 mil votos.
Enquanto delegado, Nilton Neves se dedicou para que o atendimento especializado à mulher e aos adolescentes. Como delegado da Polícia Civil, assumiu quatro Superintendências Regionais. Eleito pela primeira vez, em 2016, para o cargo de vereador de Belém do Pará, com 7.172 votos. Em 2018 foi eleito com mais de 29 mil votos. Nas eleições de 2022, foi reeleito deputado estadual com 47.307 votos.
Em 2020 retornou para a disputa eleitoral, tornando-se a segunda Vereadora mais bem votada de Castanhal. Na Câmara Municipal, Paula propagou o projeto Gabinete Itinerante, foi Procuradora da Mulher e autora das leis que instituem: a dignidade menstrual, a campanha Maio Laranja, o dia municipal das doenças raras, a reserva de vagas em estacionamento para gestantes e lactantes, o cardário em braille, o projeto Agente Ambiental Júnior e o incentivo para a maior participação da mulher na política.
Dentro do legislativo, Paula Titan também foi autora do Projeto de Resolução que cria o programa Parlamento Jovem para estimular a maior participação política dos estudantes do ensino médio na Câmara Municipal. E para além dos limites da Câmara, Paula foi a articuladora para a implantação da Patrulha Maria da Penha em Castanhal, bem como da ampliação do funcionamento 24h da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM), incluindo os finais de semana. No último pleito, foi a segunda mulher mais bem votada, com 61.219 votos em 130 municípios paraenses.
Lançou-se candidato a vereador em 2016 e foi eleito com 2.353 votos. Foi presidente da Câmara Municipal de Bragança. Foi eleito para integrar o parlamento estadual com 23.230 votos pelo Podemos (PODE).
Em sua trajetória, Rogério foi condecorado pela Polícia Militar do Pará com o Mérito Tiradentes, honraria outorgada a militares e civis que por suas relevantes atribuições, colaboram para a projeção e fortalecimento do trabalho da PM. Foi condecorado pela Polícia Civil do Pará com a Láurea do Mérito Pessoal e condecorado pelo Governo do Estado com a Ordem do Mérito Policial Militar Coronel Fontoura – Grau Comendador.
Rogério foi presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas, Conselho Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Conselho de Políticas sobre Programas de Proteção à Vida, Conselho Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo, Conselho Estadual de Direitos Difusos, Conselho Estadual da Juventude, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Indigenista e Igualdade Racial. Presidiu, também, o Partido Social Liberal (PSL) nos anos de 2018 e 2019.
Aos 41 anos de idade, Ronie Silva é casado com Joliany Silva, com quem tem um filho de 18 anos de idade, Ronie Júnior. Apesar de ter nascido no município de Tomé-Açú, no nordeste do Pará, Ronie mudou-se com os pais e irmãos para Benevides, ainda na infância. Após deixar o cargo de prefeito, em 2020, Ronie buscou articulação nas principais regiões do Estado e preparação política para candidatar-se a deputado estadual. Em outubro de 2022 foi eleito deputado estadual, pelo MDB, com 61.297 votos, sendo o quinto mais votado do partido.
Na Assembleia Legislativa, Thiago virou líder do Cidadania, trazendo a renovação e oxigenação para o Parlamento Estadual, através de uma política pró ativa e participativa. Em 2017, por ter levantando a bandeira da Educação de forma expressiva e na elaboração de projetos e requerimentos baseados nos índices insatisfatórios apresentados pelo IDEB, foi eleito no Parlamento Estadual como Presidente da Comissão de Educação. Em 2018, foi reeleito deputado estadual com mais de 55 mil votos em todas as regiões do Estado, e novamente como mais novo do Parlamento. Em 2020, Thiago Araújo decidiu se candidatar à Prefeitura da capital, Belém, sendo o quarto mais votado do pleito. Em 2022, foi reeleito deputado estadual.
Em 2018 foi eleito deputado estadual pelo PTB. Durante a campanha, apresentou propostas para as áreas da segurança pública, geração de emprego e renda, saúde, educação, esporte, cultura e lazer. Em 2019, após a posse, foi escolhido para presidir a Comissão de Segurança Pública, reconduzido para o biênio seguinte. Membro titular da Comissão de Constituição e Justiça da ALEPA, uma das mais importantes da Casa, também reconduzido para o biênio seguinte. Reeleito para o segundo mandato em 2022, foi reconduzido ao parlamento estadual dessa vez pelo Partido Social Cristão - PSC.
Já em Ananindeua, o deputado assumiu o cargo de Secretário Municipal de Administração entre 2013 e 2015. Entre maio e novembro de 2015, teve as funções de Secretário Municipal de Administração e de Secretário Municipal de Gestão Fazendária, interinamente. Em 2016 foi eleito vereador de Belém com 8.320 votos. Em 2018 foi eleito com 39.706 e, em 2022 reeleito pelo União Brasil, com 48.235.
Em 1997 mudou-se para a cidade de Itaituba onde reside até o momento. Foi presidente do Poder Legislativo, sendo o Presidente mais jovem da Câmara Municipal de Itaituba e do Estado do Pará, e o segundo mais jovem do Brasil. Eleito em 2022 com 40.302 votos pelo Partido Social Cristão (PSC).
O político coloca como uma das principais bandeiras o trabalho para melhorar a infraestrutura da cidade. Zeca Pirão foi vereador de Belém por quatro mandatos, destes, duas vezes ocupou a Mesa Diretora da Casa como Presidente. Durante a sua gestão, foi adotado o modelo de Sessão Itinerante realizada nos Distritos de Mosqueiro, Outeiro e de Icoaraci com a finalidade de aproximar mais os parlamentares municipais da população.
Diversos trabalhos na Casa Legislativa foram realizados neste período, como a inauguração do Serviço de Assistência Médica e Social (SEM); a reinauguração do Núcleo de Apoio ao Cidadão (NACI) destinado a emissão de Carteira da Identidade; e a aprovação dos Projetos de Lei n° 631/2022 e n° 4/2021, que concede reajuste na remuneração dos servidores públicos da Câmara Municipal Belém (CMB) em 2022 e dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de Bombeiros Civis em Belém, respectivamente.