• Item
    ...

Notícia

13/02/2020 | 17h15 - Atualizada em 13/02/2020 | 17h31

Escola do Legislativo encerra Oficina de Comunicação Integrada

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

Depois de três dias de abrangentes ensinamentos, foi encerrada nesta quinta-feira (13.02), no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Pará, a Oficina de Comunicação Integrada. O evento teve início na terça-feira (11) e foi destinado aos servidores do Poder Legislativo e outras instituições que levam a comunicação à população.

Ao iniciar o último dia de aula, Tadeu Sposito, analista legislativo, deu continuidade aos conteúdos de Mídias Digitais. Em seguida falou sobre Assessoria de Comunicação. "É preciso entender que comunicação é algo desafiador, e você, como um profissional da área, deve fazer com que o seu parlamentar, com que o gestor compreenda como é de fato uma Comunicação. Uma Casa legislativa, um parlamentar deve entender que o assessor de comunicação é quem vai fazer a interlocução com a mídia externa nos assuntos de natureza institucional, legislativa, conforme diretrizes definidas pela instituição. Deve também apoiar o serviço de informação ao cidadão e a ouvidoria da Casa", destacou.

No primeiro dia, o encontro foi voltado à Nova Reforma Política, assunto levado por Gabriel Borges, consultor técnico do Senado Federal. "Falar sobre Direito Político significa aprendizado. Muito mais do que ensinar, é levar um pouco do conhecimento que você tem. Foi um prazer falar sobre doação de campanha, as alterações na Lei eleitoral, na Constituição e, principalmente, trabalhar o fim das coligações eleitorais, que é algo que preocupa muita gente", disse.

David Varchavsky, Chefe do Escritório Setorial de Gestão do Instituto Legislativo Brasileiro- ILB, falou das atribuições do Interlegis - ILB,  de capacitar e treinar servidores das três esferas do Poder Legislativo usando, como ferramenta de integração com o Senado, o conhecimento: "Os movimentos de rua ocorridos em 2013 deflagraram o processo irreversível da Nova Política. Os dirigentes do país começam a entender que é preciso desenvolver uma burocracia mais ágil, barata e eficiente e que as políticas públicas têm que atender às demandas sociais com máximas urgência e eficácia. Nesse contexto, o servidor público precisa estar mais informado, melhor capacitado e mais proativo para dar aos parlamentares o suporte necessário ao processo de formulação das leis e ao atendimento à sociedade. Esse é o nosso negócio, o conhecimento", explicou.

O evento, promovido em parceria do Interlegis - ILB com a Escola do Legislativo, contou com a participação de pessoas de vários municípios, interessadas em aprender como ocorre o processo de Comunicação Integrada, como trabalhar as ferramentas de uma mídia digital.

Antônio Tavares da Silva, conhecido como vereador Ludugero Júnior, está no seu 3º mandato em Oriximiná e disse que participar desse evento acrescentou muito para o exercício do seu trabalho enquanto representante do povo. "Uma honra em aprender sobre Mídias Digitas, ferramentas fundamentais para a minha comunicação com o público. Trabalhar com essas tecnologias é essencial para a manutenção do mandato, irei olhar com mais carinho para as minhas redes sociais. É preciso melhorar cada uma delas", disse.

Para Eraldo Erick Angelim, jornalista, integrante da comunicação do Governo do Estado de Rondônia, essa oficina irá agregar conhecimento e prática no dia a dia do trabalho. "Fui enviado para fazer parte desse aprendizado, uma oportunidade para mim, onde só tenho a ganhar. Parabenizo essa Casa de Leis que proporciona essa Oficina aos seus servidores e a outros como é o meu caso. É bom saber que a Escola do Legislativo trabalha para o aperfeiçoamento profissional de quem exerce a função de levar a comunicação de uma instituição, de um parlamentar", garantiu.

"Foi gratificante receber o Interlegis durante esses três dias, melhor ainda foi perceber que o resultado do trabalho foi o esperado. Foi a primeira vez que o Parlamento Estadual realizou uma Oficina de Comunicação Integrada em parceria com o Interlegis, teremos outras oportunidades de capacitar nossos servidores", destacou Maria Anunciação, diretora da Escola do Legislativo.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo tem como principal missão ofertar cursos de capacitação, qualificação e aperfeiçoamento para os seus servidores, com o objetivo de aperfeiçoar e melhorar o desempenho administrativo da Casa de Leis. Busca ampliar suas ações contribuindo para o enriquecimento das Assembleias Itinerantes promovidas pelo Legislativo, e nas ações em parceria com o Tribunal de Contas do Município (TCM).

Interlegis

O Interlegis é um Programa do Senado Federal criado em 1997. É executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, o órgão de capacitação do Senado destinado a difundir o conhecimento produzido no Legislativo. O objetivo do Interlegis é fortalecer o Poder Legislativo brasileiro por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas. Realiza sua missão em grande parte com a transferência de tecnologia e com ações de capacitação. As ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente para as câmaras municipais possibilitam a criação de portais na internet para as casas. Qualquer Casa legislativa pode, bastando para isso ter convênio com o Programa e solicitar um ou mais produtos que desejar. Acesse: https://www.interlegis.leg.br/

O Interlegis oferece também ações de capacitação para toda a sociedade - Cursos à distância gratuitos, onde possui uma vasta opção de cursos a distância do ILB e está disponível para todos. Esses cursos, desenvolvidos sob a coordenação da área de treinamento do Instituto, ficam armazenados na plataforma de ensino virtual do Senado, o Saberes. Os treinamentos são sem tutorial e podem ser feitos por qualquer cidadão. São quase 30 cursos abertos o ano inteiro: contratações públicas, ouvidoria, gestão estratégica, excelência no atendimento e outros. Outra importante ação de capacitação são os treinamentos presenciais conhecidos como oficinas, que ensinam as casas legislativas a utilizarem os sistemas Interlegis, a revisarem seus marcos jurídicos e a se habilitarem para um conjunto de outros assuntos relevantes como licitações, contratos, compras sustentáveis ou cerimonial legislativo.