Você está em: Portal Alepa / Notícias / Casa lotérica será reativada em Concórdia do Pará, após reunião com representantes da Caixa
Notícia
Casa lotérica será reativada em Concórdia do Pará, após reunião com representantes da Caixa
Reportagem: Lilian Campelo
Edição: Lilian Campelo
De acordo com Amaral existem cerca de cinco mil famílias que recebem o Bolsa Família. Sem uma casa lotérica ou um banco da Caixa elas precisam se deslocar para cidades mais próximas para receber o benefício social. "Esse deslocamento interfere no orçamento de uma família beneficiária e ao mesmo tempo o recurso que elas poderiam aplicar no comércio em Concórdia fica em outra cidade", esclarece.
Um dos avanços da articulação dos mandados do deputado Bordalo, Beto Faro e Dilvanda Faro, juntamente com o legislativo e executivo do município, é a reinstalação da casa lotérica, que vinha em processo para reabertura tratada pela empresária que administra o empreendimento*. Segundo o representante da Caixa Econômica Federal, Márcio da Silva Saraiva, a previsão é que o posto da lotérica volte a funcionar em duas semanas. Ele ainda se comprometeu que a Caixa realizará um estudo de viabilidade econômica para abertura de uma segunda casa lotérica na cidade e como proposta para melhor atender as famílias que recebem o Bolsa Família, Saraiva sugeriu como opção o cadastramento de empresários e comerciantes locais interessados em serem representantes da Caixa como correspondentes bancários transacionais. O estabelecimento poderá realizar os mesmos serviços prestados na lotérica, com exceção dos jogos.
Encaminhamentos
Para Bordalo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, Concórdia do Pará apresenta condições econômicas para que seja instalado um estabelecimento bancário da Caixa. O município se destaca como um grande polo na região do vale do Acará por concentrar fluxo de cargas e pessoas; empresas e indústrias – com destaque ao plantio do dendê – trabalhadores assalariados rurais, do funcionalismo público e famílias atendidas por programas sociais.
"A caixa não é somente um banco. Ela cumpre um papel que carrega consigo programas habitacionais, financiamento imobiliário; aproxima agentes econômicos. É mais que um banco. É uma agência de desenvolvimento", analisa.
Por mais atrativos econômicos que o município possa oferecer o parlamentar ponderou que a instalação de uma agência é um projeto de longo prazo, "não se faz da noite para o dia". A Prefeitura, representada pela vice, Elisângela Celestino, irá elaborar um estudo de longo prazo expondo os motivos para justificar a necessidade de um estabelecimento da Caixa no município.
E para atender de forma imediata a população de Concórdia do Pará Bordalo enviará um oficio à Caixa e ao Banpará para que seja elaborado um estudo de viabilidade para que o banco do Estado possa ser agente financeiro da Caixa, visto que funciona uma agência do Banpará no município.
* Atualização em 02/10/2019 às 09:41 para acréscimo de informações