Dirceu Ten Caten é paraense, nasceu e cresceu em Marabá, tem 33 anos de idade, formou-se em Direito pelo Cesupa, é pós graduado em Direito Público pela LFG, em Gestão de Políticas Públicas pela Unicamp/SP e em Administração Pública pela Estácio.
Iniciou sua militância na política com 14 anos de idade na pastoral da juventude de Marabá, com 15 anos foi coordenador regional da JCSP (juventude cabocla socialista do Pará), em 2012 fundou a Cajum (Casa da Juventude de Marabá), ONG que faz um trabalho social de capacitação profissionalizante com as juventudes.
Aos 24 anos de idade Dirceu foi eleito deputado estadual com quase 33 mil votos.
Aprovou inúmeros projetos importantes para o estado, como a criação do hospital da mulher, a CNH gratuita para pessoas de baixa renda, a regulamentação de 20% dos recursos da mineração para educação pública, o aumento da licença paternidade para servidores do estado, as PEC’s do Espanhol e dos diretos da natureza, dentre outros tantos.
Atualmente é líder da bancada do Partido dos Trabalhadores. Também ocupa o cargo de secretário de juventude do Parlamento Amazônico (Colegiado de deputados dos 09 estados da Amazônia Legal) e é o atual representante do Pará na diretoria Executiva da UNALE (União nacional dos Legisladores e Legislativos do Brasil). Foi reeleito em 2018 com 59.600 votos e em 2022 com mais de 66 mil votos.
PRODUÇÃO LEGISLATIVA
Dirceu Ten Caten tem se destacado, principalmente, por meio de sua significativa produção de projetos, moções, sessões especiais e atividades parlamentares dedicados à juventude, educação, classe trabalhadora, agricultura, à cultura, ao meio ambiente e às organizações populares e minorias.
Projetos como a Lei do Primeiro Emprego; CNH Jovem; Destinação de 20% da taxa mineral para a educação; Política Escola Amigas do Animais; Semana Estadual de Ciência e Tecnologia demonstram que as proposições buscam beneficiar pessoas em todo o Estado do Pará.