Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa presta homenagem aos 75 anos do jornal O Liberal
Notícia
Alepa presta homenagem aos 75 anos do jornal O Liberal
Reportagem: Andrea Santos
Edição: Dina Santos
Investimento e tecnologia fazem parte de um dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil - o jornal O Liberal, que completou 75 anos no último dia 15 de novembro, e foi homenageado em Sessão Especial na manhã desta quinta-feira (09), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A solenidade aconteceu no plenário Newton Miranda e foi solicitada pelo deputado Gustavo Sefer.
O chefe do Legislativo Paraense, deputado Chicão, disse que "sem sombra de dúvida, o jornal O Liberal tem história na imprensa paraense. O Liberal tem compromisso com a informação de qualidade, compromisso de informar da melhor maneira possível no seu dia a dia. Esta solenidade é um momento de reconhecimento da importância que o jornal tem para a sociedade paraense, o valor que os profissionais da empresa têm para todos que necessitam de notícia com credibilidade", afirmou. "Hoje, a Alepa reconhece o valor que tem o corpo funcional do jornal O Liberal. Há uma evolução tecnológica muito grande e o jornal O Liberal tem acompanhado e investido nesta ferramenta, vejo isto de maneira positiva, e que bom que o grupo vive a evolução dos tempos", concluiu.
Segundo o autor da sessão, deputado Gustavo Sefer, o Jornal O Liberal tem se dedicado a entregar informação com qualidade. "O momento é importante para prestigiar o trabalho dos colaboradores do jornal O Liberal, as pessoas que realmente se dedicam tanto para fazer O Liberal", afirmou. "O jornal O Liberal tem sido protagonista nas inovações com suas plataformas digitais, sempre à frente e com padrão elevado", declarou.
Natália Mello faz parte da equipe do jornal O Liberal. Ela é uma das repórteres responsáveis pelas matérias do caderno de Política e Economia. "É importante ter este reconhecimento, em todas as sessões deliberativas estou aqui para passar de maneira clara e simples aos leitores os debates, os projetos aprovados pela Alepa. É uma correria, são muitas matérias a serem levadas para a sociedade de forma compreensível para todos", disse. O jornal caminha para um centenário daqui há um tempo, e se reinventa com as questões das multimídias, das inúmeras plataformas, mas o impresso é o carro chefe. Tudo que há nas diversas plataformas do jornal vem do impresso", finalizou.
Ronaldo Maiorana, presidente executivo do Grupo O Liberal, agradeceu a condecoração vinda do Poder Legislativo. "Meus agradecimentos ao presidente da Alepa, deputado Chicão, e ao deputado Gustavo Sefer pela homenagem. A homenagem não é para mim e, sim aos funcionários e aos leitores. O jornal O Liberal vive uma nova fase, fazemos nosso trabalho com prudência e análise dos fatos, e principalmente, com muita verdade", declarou.
"Agradecemos muito à Alepa pela homenagem aos 75 anos do jornal O Liberal que, com muita vitalidade leva conteúdo de credibilidade ao público paraense e do Brasil. Estamos agora não só no impresso, mas em múltiplas plataformas, como redes sociais, online. A sessão reforça também a importância e a responsabilidade em levar os assuntos que são discutidos na Alepa à cada cidadão", garantiu Daniel Nardin, diretor de conteúdo do Grupo Liberal.
A solenidade contou com os deputados Igor Normando e Raimundo Santos. Vera Oliveira, titular da pasta de Comunicação do Estado do Pará, representou o governo do Pará; a procuradora Ana Maria Magalhães representou o Ministério Público do Estado do Pará (MMPA); e Calilo Maiorana Kzam compareceu em nome de Rosângela Maiorana, vice-presidente do Grupo Liberal. Ao final da sessão, colaboradores do jornal O Liberal receberam um diploma em homenagem aos 75 anos do jornal.
A história do jornal ganhou um novo rumo quando, em 1966, o empresário Romulo Maiorana comprou o veículo de comunicação e o transformou em um dos maiores jornais da região. Fundado em 1946, o jornal levou sua primeira edição às ruas no dia 15 de novembro do mesmo ano.
Inicialmente, O Liberal circulava às 16h, com apenas quatro páginas. Em suas primeiras duas décadas, o periódico era utilizado para respaldar a política do general Magalhães Barata. O jornal O Liberal busca o caminho do bom jornalismo. A ousadia e competência de Romulo Maiorana transformaram em poucos anos o periódico em um dos maiores do país.
Aos poucos, a equipe de profissionais na redação foi sendo ampliada e adquiriu novos equipamentos. Pensando sempre à frente, Romulo Maiorana, trouxe para Belém o sistema offset, ou "a frio", que produzia uma impressão de altíssimo nível, com impressionante nitidez de imagens e de textos, priorizando a qualidade no conteúdo e no visual. O empresário, Romulo Maiorana surpreendeu a capital paraense com um novo veículo.
No final da década de 1990, passou a imprimir suas páginas 100% coloridas. Nos anos 2000, foi reconhecido com os prêmios internacionais de excelência em impressão gráfica, como o Theobaldo de Nigris, em 2011;e Fernando Pini, nos anos de 2010 e 2016.
Anos depois, o grupo de comunicação, que iniciou com o jornal impresso, também se expandiu para outros setores. Hoje, o Grupo Liberal possui também o jornal Amazônia, o Ananindeua em Revista e suplementos; o Sistema Liberal de Rádios; a TV Liberal, uma das cinco maiores afiliadas da Rede Globo; e o portal de notícias OLiberal.com, levando sua presença a todas as redes sociais.
Romulo Maiorana faleceu aos 63 anos, mas deixou como legado um império de comunicação que virou destaque nacional como um dos maiores e mais importantes jornais do Norte e Nordeste do país. Toda a história, o legado de Romulo Maiorana e as novidades planejadas a partir da edição de 75 anos serão publicadas na edição dupla especial de aniversário, nos dias 27 e 28 deste mês.
Com informações do jornal O Liberal