Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa institui "Dia Estadual da Guitarrada" no Pará

Notícia

13/09/2023 | 15h06 - Atualizada em 13/09/2023 | 15h58

Alepa institui "Dia Estadual da Guitarrada" no Pará

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

A Guitarrada é um gênero musical brasileiro surgido no Pará, a partir da fusão do choro com o carimbó, merengue, cúmbia, mambo, bolero, jovem guarda, brega e outros. Nesse estilo, a guitarra elétrica é predominantemente solista. Também é chamada de lambada instrumental. Mestre Vieira é o criador do gênero, que teve reconhecimento na manhã desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio do Projeto de Lei nº 324/2021, que institui o "Dia Estadual da Guitarrada" no Pará. A autora da proposição é a deputada Ana Cunha.

Segundo o Projeto de Lei, a guitarrada tem como marco o lançamento do disco "Lambadas das Quebradas", em 1978, de Mestre Vieira (1934-2018). "O disco foi o primeiro apresentar temas instrumentais para guitarra, valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos. O 'Dia Estadual da Guitarrada será celebrado, anualmente, no dia 29 de outubro", disse a deputada Ana Cunha na justificativa da proposta.Deputada Ana Cunha

Mestre Vieira teve seu trabalho influenciado pelo choro e revelou-se ainda criança, mas seu contato com a guitarra elétrica ocorreu apenas na década de 70, após ter passado pelo bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro. Lançou ao longo da carreira 18 discos. Vieira é considerado por muitos músicos e pesquisadores um dos pilares da música paraense, no mesmo patamar dos mestres Verequete, Pinduca, Lucindo e Cupijó.

Linfedemas - Outras matérias também foram deliberadas. O Projeto de Lei n° 79/2022, do deputado Fábio Figueiras, dispõe sobre a inclusão de pessoas com disfunções linfáticas primárias ou secundárias, como pessoa com deficiência, no Pará. O linfedema, popularmente conhecido por "elefantíase", é definido como um acúmulo de líquido, eletrólitos e proteínas no espaço intersticial, ocorrendo por desenvolvimento anormal ou lesão linfática funcional ou mecânica de alguma estrutura do sistema linfático (vasos linfáticos ou linfonodos). Sua instalação leva ao aumento do volume e peso de extremidades ou outras regiões do corpo e a consequente deformidade funcional do membro.Deputado Fábio Figueiras

Quando ocorre no nascimento, devido a síndromes de má formação, ou no período gestacional, é denominado linfedema primário, que é todo aquele de origem genética, hereditário ou não, ocasionado por má formação linfática. Ele pode se manifestar em qualquer idade, sendo classificado como congênito (ao nascimento), precoce (durante a puberdade até a idade adulta) ou tardio (no período da maturidade em diante).

Já o linfedema secundário é aquele decorrente de algum trauma, infecção, procedimento cirúrgico, radioterapia, quimioterapia, filariose, alterações venosas e hormonais, nas síndromes metabólicas e de imobilidade, nas doenças reumatológicas e dermatológicas e após queimaduras. Quando ocorre por evolução do câncer, recidiva ou carcinomatose inflamatória, é definido como linfedema maligno.

"Uma vez instituído o linfedema, este se caracteriza como uma condição crônica, progressiva, incapacitante e incurável, podendo evoluir com quadros infecciosos, inflamatórios, de aumento do tecido gorduroso local, aumento do peso do membro(s) afetado(s) e restrição dos movimentos, repercutindo em importantes alterações funcionais e biopsicossociais", diz a justificativa da proposição.

As pessoas que possuem disfunções linfáticas, classificadas como linfedema Grau I, segundo a Sociedade Internacional de Linfologia, apresentam risco elevado de evolução para linfedemas de grandes proporções (Graus II e III) em qualquer momento de sua vida.

Mulheres no campo - A proposta nº 253/2022, da deputada Dilvanda Faro, institui a Política Estadual de valorização da mulher no campo. O Projeto de Lei tem a finalidade a fomentação da atividade rural das mulheres, sua inclusão qualificada na atividade agrícola com o desenvolvimento de ações que resultem no respeito à sua capacidade produtiva e suas potencialidades profissionais, bem como seguridade emocional, física e psíquica. Os objetivos da proposição estão ligados a impulsionar a inclusão qualificada da mulher trabalhadora rural, com a promoção de eventos voltados à capacitação, profissionalização e ao seu fortalecimento no labor rural.Deputada Dilvanda Faro

Patrimônio Cultural - O Projeto de Lei nº 301/2022 declara Patrimônio Cultural de natureza material e imaterial, paisagístico e ecológico do Estado do Pará a "Praia da Aldeia" em Cametá. A proposta e do deputado Adriano Coelho.Deputado Adriano Coelho

Projeto de Indicação - De autoria da ex-deputada Nilse Pinheiro, foi aprovada a proposta de Indicação nº 29/2022, que institui o programa "Escola inteligente, consumo consciente" para incentivar a economia no consumo de água e energia elétrica nas unidades escolares da rede pública estadual de ensino.

Veto total - Foram mantidos os vetos a dois Projetos de Lei. O primeiro veto se refere ao Projeto de Lei nº 203/2021, do deputado Igor Normando, que obriga o agressor ao pagamento de todas as despesas decorrentes de ato de maus-tratos a animais, no Pará. O outro Projeto de Lei nº 319/2021, dispõe sobre a obrigatoriedade de assinatura de um Termo de Responsabilidade no ato da compra de rodenticidas/raticidas. O autor é o ex-deputado Miro Sanova.

Veto Parcial - O Projeto de Lei nº 215/2022, da ex-deputada Paula Gomes, declara e reconhece como de Utilidade Pública para o Estado do Pará a Associação dos Moradores Remanescentes do Quilombo do Tipitinga- AMORQUIT.