Você está em: Portal Alepa / Notícias / Deputados ressaltam a importância da luta em defesa e atenção ao fissurado labiopalatal
Notícia
Deputados ressaltam a importância da luta em defesa e atenção ao fissurado labiopalatal
Reportagem: Carlos Boução
Edição: Dina Santos
No Pará, a data 06 de junho é o dia estadual de atenção ao Fissurado Labiopalatal, instituído por Lei no ano passado, após aprovação de Projeto de Lei do deputado Raimundo Santos (Patriota).
No Brasil, a cada 650 crianças nasce uma com fissura lábiopalatina, que consiste na má formação congênita, com a abertura do lábio ou palato, popularmente chamado de céu da boca. O problema implica em consequências funcionais e psicológicas sérias, se não ocorrer a operação e tratamento conforme a idade e a necessidade.
O deputado Raimundo Santos apresentou outro projeto, criando agora a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Atenção à Dignidade dos Direitos do Fissurado Palatal, estimulando a realização de reuniões, palestras, atos públicos, na ALEPA e nos municípios.
O parlamentar adiantou que vai apresentar ainda mais um projeto, considerando a deformidade do fissurado lábio palatal como uma deficiência, na compreensão da legislação. "Vou apresentar o projeto para essa equivalência conceitual e com isso obter maior integração social, contemplando o paciente com mais acesso as políticas públicas", garantiu.
No Estado, a Santa Casa em Belém, é a única referência pública estadual para o tratamento desta deformidade. "Hoje são atendidas mensalmente de 50 a 60 pacientes, entre os primários e os operados. Desde o ano passado, mais de 300 foram operados com esta deformidade", relatou o médico Franklin Rocha, cirurgião plástico do setor de fissurados da Santa Casa.
Ele esteve no Poder Legislativo para ressaltar a importância da lei que criou o Dia Estadual de Atenção ao Fissurado Labiopalatal, bem como, para interceder junto aos deputados no sentido de obtenção de mais apoio e recursos para descentralizar o atendimento. "São necessários programas de interiorização, como ainda no sentido de recrutamento de crianças para serem atendidas com mais qualidade e conforto em Belém".
A Santa Casa é referência estadual para todas as deformidades da face, não existe um outro centro ainda habilitado pelo Estado. "A ideia é que implantemos, no futuro, um Centro no Sul do Pará e outro na região Centro Oeste, e hoje como não tem, os paciente vem para Belém com a ajuda TFD – Tratamento Fora do Domicílio e do transporte", disse o médico. Na Santa Casa, o tratamento é feito com acesso a cirurgia e acompanhamento com equipe multidisciplinar.
O deputado Jaques Neves, em pronunciamento, destacou o dia decretado e ressaltou um projeto de sua autoria que reconheceu como entidade de utilidade pública para o Estado do Pará a Associação Sorrisos Largos, fundada em 27/09/2017, que trabalha na defesa, acolhimento de pacientes com fissura labiopalatal.