Você está em: Portal Alepa / Notícias / 90 anos das Lanchas Luzeiro, emitindo luz pelos rios amazônicos
Notícia
90 anos das Lanchas Luzeiro, emitindo luz pelos rios amazônicos
Reportagem: Carlos Boução
Edição: Dina Santos
Os 90 anos das Lanchas Luzeiro, um projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia desenvolvida no Pará, Amazonas e até no Amapá foi comemorado no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará — ALEPA, nesta segunda (06), por iniciativa do deputado Jaques Neves (PDT), 'médico cardiologista, nascido em Curuçá, e adventista desde a infância por orientação dos seus pais'.
Durante a sessão, foram homenageadas 7 instituições e 13 personalidades com o diploma de homenagem especial concedido pelo Poder Legislativo do Estado do Pará. "O projeto Luzeiro da Igreja Adventista veio trazer inclusão social, assistência à saúde, e também educação, mais até do que isso, educação espiritual para ribeirinhos e o povo do Pará, destacou o parlamentar.
O projeto "Lancha Luzeiro" é parte integrante da história da Igreja. "Uma lancha inaugurada em 4 de julho de 1931 iniciou o trabalho de evangelismo por meio da assistência médica, odontológica e educação sanitária à população ribeirinha", historiou Jaques Neves.
Para ele, a lancha foi o veículo escolhido para fazer frente a um território imenso, rodeado por florestas densas, e as doenças tropicais observadas pelo casal Leo e Jessie Halliwell para superar os empecilhos para iniciar e desenvolver o trabalho missionário e pioneiro do evangelismo no norte do Brasil por essa denominação evangélica.
Já para Sérgio Fukner, representante da ADRA — Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, a sessão foi 'importantíssima'. "Por poder celebrar na Casa do Povo Paraense os 90 anos de funcionamento da "Luzeiro", que nunca parou desde 1931 na missão de atender as pessoas mais vulneráveis da sociedade", ressaltou.
Destacou ainda o histórico de navegação pelos rios da Amazônia. O projeto hoje funciona com equipes fixas de voluntários da área da saúde que trabalham em comunidades ribeirinhas.
Um momento emocionante da homenagem foi o pronunciamento do senhor Jesus Basílio Neves, pai do deputado que fez um depoimento sobre a história do Luzeiro e quando aparecia em Curuça, no papel de evangelização levando a palavra, a verdade de Deus.
O comandante Mauro Paixão, que há 13 anos pilota um Luzeiro, o sentimento é de amor pelas pessoas. "Encontramos muitos problemas com as pessoas que moram nas beiras do rio, geralmente elas são muito desassistidas e o trabalho que fazemos é um trabalho humanitário", disse.
Ele falou que se sente muito agradecido por poder ajudar pessoas. "Eu também um dia precisei e não tive ajuda. Entramos nos rios, igarapés, nos lugares mais longes, aldeias indígenas e quilombolas", relatou em sua experiência de aportar em mais de 500 portos na Amazônia.
Participaram ainda da mesa coordenadora dos trabalhos da sessão especial, os pastores: Daniel Carvalho representando a União Norte Brasileira (UNB); Paulo Coelho, da Associação Norte do Pará — ANP; Fábio Duarte, da Missão Pará Amapá – MPA; Ewerton Augusto Pinto, representando a Faculdade Adventista da Amazônia – FAAMA; e Jackson Freire, diretor administrativo do Hospital Adventista de Belém.