Você está em: Portal Alepa / Notícias / Livro que homenageia Paulo Freire, patrono da educação brasileira, é lançado na Alepa
Notícia
Livro que homenageia Paulo Freire, patrono da educação brasileira, é lançado na Alepa
Reportagem: Natália Mello
Edição: Andreza Batalha
Entre os organizadores do livro está o deputado Bordalo, além de Jacqueline Freire, da Universidade Federal do Pará (UFPA); João Mota Neto, da Universidade do Estado do Pará (Uepa); Ângela Antunes e Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire; e Priscila Herondina de Souza, da CDHDC. Todos estavam presentes no evento, que contou com a presença, ainda, da presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetagri/PA), Ângela Lopes; Graça Lopes e Jane Cabral, da Secretaria Operativa; e Nilson Bezerra, da editora da UFPA. A ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, também fez presença no lançamento.
Bordalo abriu o discurso ressaltando a importância da educação popular para a emancipação humana. "Falamos de mudanças climáticas e tantas alterações no mundo, e precisamos, nesse momento, trabalhar para conquistar a emancipação dos povos amazônidas e dos povos paraenses, porque queremos ter lugar nesse novo mundo", afirmou o parlamentar.
Do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Cleidiane Paulino pontuou que "o MAB acredita nesse mundo possível. Lutamos pelos povos amazônidas para termos esse lugar de fato. É um prazer fazer parte desse projeto. Estamos juntos nessa construção coletiva".
Já Aldalice Otterloo, coordenadora do Instituto Universidade Popular (Unipop), vê o livro como um compromisso com as novas gerações. "Temos a responsabilidade de socializar com as juventudes, educadores e educadoras, movimentos sociais, quem foi Paulo Freire".
O professor Pedro de Carvalho Pontual é presidente Honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL), doutor em Educação pela PUC-SP e colaborador da Cátedra Paulo Freire do Programa de Pós-Graduação Educação e Currículo.
O livro
A publicação foi resultado de um trabalho organizado ao longo de 2021 com o intuito de homenagear o centenário de Paulo Freire. Organizada pela Comissão de Direitos Humanos da Alepa, a obra é dividida em três partes que se conectam - Educação Popular e Direitos Humanos em Tempos de Resistências: Memórias, Tempo Presente e Esperançar na Amazônia; Educação Popular, Pensamento Freiriano, Diversidade, Inclusão e Práxis Educativa na Amazônia; Homenagens: Concessão do Título Doutor Honoris Causa a Paulo Freire pela Universidade do Estado do Pará e Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos da Alepa ao Instituto Paulo Freire (IPF).
Os textos são variados, e vão de artigos a homenagens que evidenciam a eficácia contínua e amplamente adotada da metodologia de Paulo Freire em diversas esferas educacionais e sociais da Amazônia. Em suas 312 páginas, o livro também contém imagens dos acervos das celebrações em torno do centenário Paulo Freire, ocorrido em 2021 na Casa Legislativa.