• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

23/01/2024 | 12h41 - Atualizada em 23/01/2024 | 12h42

Janeiro Branco: Alepa conscientiza sobre os cuidados e a atenção com a saúde mental

Reportagem: Rodrigo Nicolau

Edição: Natália Mello

Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde da mente desde 2014, no Brasil.A cor branca para muitos significa o recomeço, a sensação interior de um novo ciclo prestes a ser iniciado. Quando janeiro inicia, a partir da contagem no calendário tradicional dos primeiros dias do ano, refletimos sobre a história construída ao longo de toda uma vida, o sentido, e o propósito a ser seguido. No Brasil, desde 2014 o primeiro mês do ano passou a ser utilizado para fortalecer a campanha de conscientização acerca da importância de manter os cuidados com a saúde mental. Simbolizada pela cor branca, o Janeiro Branco foi idealizado pelo então psicólogo Leonardo Abrahão Pires Resende, do estado de Minas Gerais.

A Assembleia Legislativa do Pará, por meio do Departamento de Saúde e Bem-Estar (Debs), atua com uma equipe especializada na área da psicologia e, ao longo do ano, realiza inúmeros atendimentos aos pacientes da comunidade. Segundo a psicóloga do setor, Francirene Alves, os cuidados com a saúde da mente devem ser sempre observados e acompanhados pelos profissionais da área com a máxima atenção devida. 

''Durante o início do ano, muitas pessoas ficam mais ansiosas, acerca do que pretendem mudar, seja no emprego, dentro de casa, e a forma como encaram os desafios da vida. De acordo com um relatório pela SLA Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching, nos últimos anos, menos de 8% dos brasileiros afirmam conseguir cumprir com todas as metas estabelecidas durante a virada do ano, o que os deixam mais aflitos, e assim, deixando prejudicar os próximos passos a serem seguidos'', destaca Fracirene.

Além disso, a psicóloga do departamento de saúde da Alepa, destaca os cuidados que todos os cidadãos devem tomar com a saúde da mente, a partir de práticas corretas a serem seguidas e preservadas ao longo da vida. 

''Eu lembro sempre aos pacientes que a prática contínua de atividades físicas é fundamental, pois quando praticamos algum tipo de atividade, seja qual for, ganhamos ainda mais disposição para encarar os desafios diários. Outro ponto, alimentar-se de maneira adequada afeta diretamente a saúde da mente, e destaco alguns alimentos que são bastante benéficos, como os peixes, grãos naturais, frutas e verduras. O último ponto, o cuidado com o sono. Priorizar a qualidade do sono auxilia não somente na saúde mental, mas na sua disposição diária. Dormir bem é altamente benéfico para a imunidade. Por isso, evite muita cafeína pela noite e reduza o uso da televisão e do celular antes de dormir'', lembra a psicóloga.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. A OMS também acende um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. O Janeiro Branco é uma campanha mundial, mas só se tornou um marco oficial no calendário do Brasil em 2024.

Serviço
Ao longo do ano de 2023, o Debs realizou pouco mais de 1.900 atendimentos à população. Somente nas áreas da psicologia e da assistência social, pouco mais de 200 pessoas receberam ajuda pelo setor que atende servidores da Casa e seus dependentes. Já para a comunidade, o agendamento é feito via gabinete.