Acessibilidade

  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Solene celebra os 110 anos da Assembleia de Deus e destaca atuação social da igreja

Notícia

14/06/2021 | 16h31 - Atualizada em 14/06/2021 | 19h52

Sessão Solene celebra os 110 anos da Assembleia de Deus e destaca atuação social da igreja

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Dina Santos

A Assembleia de Deus – Igreja Mãe, completa 110 de fundação no próximo dia 18 de junho (sexta - feira). Para celebrar a data, vários eventos foram preparados, como a tradicional Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em atendimento ao Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2014, do deputado Raimundo Santos, que estabeleceu a solenidade com a outorga da Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren”, nomes dos missionários suecos que fundaram a Assembleia de Deus em Belém do Pará, no dia 18 de junho de 1911.

A Igreja fundada em Belém se expandiu pelos estados brasileiros e no exterior, sendo a maior Igreja Pentecostal no mundo. Em 110 anos de história, a Assembleia de Deus já alcançou mais de 7 milhões de membros em 180 países e territórios.

Durante o seu discurso, o deputado Raimundo Santos contou o seu testemunho de vida e disse que sua missão é ser missionário em favor da população do Pará e também do povo de Deus.

“A minha história foi marcada pela Assembleia de Deus, já nasci no berço evangélico, meu pai já era pastor. É uma honra, e pela graça de Nosso Senhor, eu pude participar de vários momentos históricos da Assembleia de Deus já na vida pública. Deus me tirou do interior e me levou ao Congresso Nacional, e eu sabia que a minha missão ao prestar o juramento pelo povo do Pará era para defender o Estado e lutar pelo desenvolvimento do Brasil, mas sabia também que a minha outra missão, mais importante do que essa, era ser testemunha de Jesus Cristo por onde eu passasse”, destacou.   

Para o presidente do Poder Legislativo Estadual, deputado Chicão, o  momento é de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela igreja.

“Essa é uma forma para que todas as autoridades possam reconhecer os trabalhos e a importância das igrejas. Vocês já imaginaram o que seria da sociedade sem as igrejas? O trabalho social que essa igreja realiza é fantástico. Então, nos 110 anos da Assembleia de Deus, além da parte espiritual, nós temos que reconhecer também o trabalho social que a igreja faz”, disse.

Atuação

A denominação religiosa desenvolve um trabalho evangelístico e social de grande referência no Pará, em todo o país e até no exterior, com forte atuação na América do Sul, Ásia e África.

 

Além de missões internacionais, a Igreja presta relevantes serviços às comunidades carentes da Região Metropolitana e ribeirinhas. Com a “Missão de Construção e Reformas de Casas”, amparam pessoas que vivem em vulnerabilidade social, em condições de moradias precárias, seja construindo ou reformando casas, benefícios que trouxeram dignidade para 149 famílias.

Outra frente de trabalho social é a assistência aos imigrantes venezuelanos, com atendimento de aproximadamente 80 pessoas em uma casa de passagem.

O pastor e presidente da Assembleia de Deus em Belém, Samuel Câmara, destacou alguns dos projetos desenvolvidos pela igreja para atender as necessidades da população em condição de vulnerabilidade social.      

“Uma das grandes demandas do nosso estado é o leite materno para as crianças nos berçários neonatais, então nós temos a Missão Mais Puro Leite, que busca conseguir leite humano materno e em 70 templos temos postos de coletas que são distribuídos à Santa Casa de Misericórdia, afirmou.

“Temos a Missão Contra a Fome, em que todos os dias, sem exceção, são doadas 200 cestas básicas às famílias carentes. Nós temos a Missão de Construção e Reformas de Casas, que é muito importante e são construídas com voluntariado para garantir moradias dignas”, completou.  

De acordo com o pastor do Templo Central, Philipe Câmara, um dos maiores desafios da igreja durante a pandemia, “é retomar o fervor em tudo que fazemos”, disse, esclarecendo que esse é um momento para fazer o bem, para ser sal e luz na vida das pessoas”, concluiu.  

Representando o Poder Executivo, o Secretário Adjunto de Articulação e Cidadania, Raimundo Santos Júnior, ressaltou os trabalhos sociais da denominação religiosa.  

“É importante destacar que a igreja tem atuação não só no campo do evangelismo, mas também no campo social, mesmo em períodos mais difíceis, as missões sociais nunca pararam”, comentou.  

 “A igreja tem feito a diferença, sendo uma grande abençoadora de vidas com projetos evangelísticos e sociais”, disse, a deputada Michele Begot.

 Com o tema da festa de 110 anos “Guiados pela Bíblia e pelo Espírito Santo”, a programação contou com a participação de autoridades que relataram testemunhos de fé, restauração e cura.

A Conselheira Lourdes Lima, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), relatou que acredita ter sido curada de um câncer durante uma celebração da igreja.    

Lourdes Lima, presidente do TCE

“Eu recebi a cura quando era prefeita de Irituia, quando fui acometida por um câncer de estômago, e durante um culto em uma comunidade do interior de Capitação Poço recebi a cura e isso já tem mais de 30 anos. Até a médica ficou surpresa quando recebeu o resultado dos exames para iniciar o tratamento de radioterapia e quimioterapia. E não me canso de reverenciar esse milagre, pela maravilha que Deus operou na minha vida, através de pastores da Assembleia de Deus”, evidenciou.  

Bíblia Manuscrita

Como parte das celebrações, uma Bíblia manuscrita está sendo confeccionada com a colaboração de 31.104 pessoas. No dia 6 deste mês, membros dos 540 templos de Belém, escreveram simultaneamente os versículos dos Livros do Velho e Novo Testamento.

Nesse sentido, os 41 deputados também participaram, cada um escrevendo um versículo de próprio punho durante as sessões ordinárias.  Na Sessão Solene, uma exemplar prévio da Bíblia contendo os escritos dos versículos dos parlamentares foi entregue ao presidente Chicão. A Bíblia será lançada na próxima sexta - feira (18) no Centenário Centro de Convenções, no culto de abertura oficial.

Homenagem

Durante a solenidade, várias pessoas e personalidades receberam homenagens com a Medalha do Mérito Evangélico “Daniel Berg e Gunnar Vingren”, nomes dos missionários suecos. A concessão da comenda é um reconhecimento aos cidadãos e representantes de entidades ou agremiações que tenham contribuído com ações e serviços para a evangelização na sociedade em atuações expressivas.

O Coral de Surdos da AD entoou hinos em adoração a Deus e ao aniversário da igreja, acompanhado da orquestra da igreja.   

Prestigiaram a cerimônia líderes eclesiásticos, membros da igreja e autoridades políticas e judiciárias como a Subprocuradora-geral de Justiça, Ubiragilda Silva Pimentel, representando o Ministério Público e os vereadores da Câmara de Belém, Josias Higino e a pastora Salete.       

 

 

 

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.