Acessibilidade

  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Solene homenageia a 'Sukyo Mahikari' e condecora o Grão-Mestre

Notícia

12/08/2019 | 15h02 - Atualizada em 13/08/2019 | 10h30

Sessão Solene homenageia a 'Sukyo Mahikari' e condecora o Grão-Mestre

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Syanne Neno

Uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Estadual da 'Sukyo Mahikari' foi realizada nesta segunda-feira (12), no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Durante o evento, aconteceu a entrega de medalha e do diploma da Ordem do Mérito Cabanagem ao Grão-Mestre, Koo Okada, residente no Japão, conferido pelo Poder Legislativo do Pará em reconhecimento aos serviços realizados pela instituição no Estado. Hiroki Shimizu, presidente do movimento religioso na América Latina, representou o Grão-Mestre na solenidade.

A Sukyo Mahikari foi fundada no Japão, em 1959, com o objetivo de contribuir para uma civilização mais pacífica e harmoniosa, baseada nas ideias de que "a origem do mundo é uma só, a origem de todos os seres humanos é uma só e a origem de todas as religiões é uma só". Essa unidade seria Deus, o Criador, independentemente de qual seja o nome que o designa nas várias religiões e filosofias.

Para Shimizu, a distinção ao Grão-Mestre representa o reconhecimento do Estado do Pará pelo trabalho desenvolvido pela 'Mahikari' de ajudar o próximo por meio da imposição das mãos. "A homenagem não foi apenas pelo dia da prática ou em benefício dos nossos fieis, mas acreditamos que foi um reconhecimento político do trabalho feito em todo o mundo", considerou Shimizu, agradecendo a homenagem, formulada pela deputada Ana Cunha (PSDB).

"A Mahikari vem com a ideia de ser um grupo, que não é fechado em ideologia ou partidarismos políticos ou diferenças étnicas, mas com o objetivo de realizar um movimento prático de ajudar o próximo", respondeu, em japonês, Shimizu, sendo traduzido prontamente pelo intérprete que o acompanhava.

A Sukyo Mahikari possui sede em 75 países, com cerca de um milhão de membros ativos. No Japão, existem cerca de mil sedes, além de 129 na América Latina e 54 no Brasil (dojô), com sede latina situada na capital paulista.

Para a deputada Ana Cunha, a homenagem visa fazer um reconhecimento público do trabalho que, somente no Pará já tem mais de 40 anos. "A Sukyo Mahikari é uma organização espiritualista, que prega Deus, o amor, a humildade e que através da imposição das mãos passa energia, paz e harmonia", considerou. A deputada conheceu a prática da imposição das mãos há anos, quando um de seus sete irmãos, acometido de doença grave e severa, esteve desenganado pelos médicos. Sobreviveu, mas teria sequelas quase irreversíveis. Mas ele foi beneficiado pela prática da arte Mahikari, de imposição das mãos. "O meu irmão não saiu com nenhuma sequela, não ficou surdo, cego, e nem paralítico e nem sequer teve escara", testemunhou Ana Cunha.

Na mesa dos trabalhos da Sessão, presidida pela deputada Ana Cunha, constava ainda Hiroki Shimizu, presidente da Sukyo Mahikari na América Latina, Hidekazu Sakamoto, presidente da Sede no Brasil; o vereador Nehemias Valetim, da Câmara Municipal de Belém; Lorena Lopes Dias, primeira tenente da Aeronáutica; e o advogado Joelson Monteiro.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.