Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa aprova projetos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Notícia
Alepa aprova projetos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Reportagem: Andrea Santos
Edição: Dina Santos
14 projetos de autoria do Legislativo Estadual foram aprovados na manhã desta terça feira(29), em Sessão Extraordinária. As propostas são para colaborar com ações à população do Estado. De autoria do deputado Eliel Faustino, o Projeto nº 312/2019 dispõe sobre a proibição de realização de concursos públicos exclusivamente para formação de cadastro de reserva no Pará.
Na área da saúde foram cinco proposições. O Projeto de Lei nº 383/2019 institui a "Sessão Azul" de cinema, que consiste na reserva de sessões de cinema às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposição tem por finalidade conscientizar a sociedade sobre a importância, física e psicológica, acessibilidade, segurança, boa vontade e diversidade necessária que deve ser fornecida às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que hoje alcança aproximadamente 1% da população mundial, ou seja, um a cada 68 indivíduos, segundo informações da ONU.
A justificativa do projeto também acrescenta. "O acesso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista ao cinema não é uma tarefa fácil. A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por longo tempo toma uma sessão convencional de cinema, para essas pessoas, um desafio por vezes intransponível". O autor é o deputado Fábio Figueiras.
Também sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Projeto de Lei nº 39/2021, do deputado Adriano Coelho, estabelece o direito a passe-livre no transporte público municipal e intermunicipal para um segundo acompanhante de pessoa com TEA. A proposição fala que as pessoas com TEA contam hoje com amplo amparo legal na defesa dos seus direitos. Desde de 2012, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei n" 12.76412012) estabeleceu que as pessoas com TEA têm os mesmos direitos garantidos a todos os cidadãos do país pela Constituição Federal de 1988 e outras leis nacionais. Mas, recentemente a Lei estadual 9.061/2020, que instituiu a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, confirmou que o Pará avança cada vez mais nas políticas públicas de inclusão. "O dia a dia das famílias que têm pessoas com TEA ainda é desafiador. O projeto foca no transporte público, deslocamento da pessoa com TEA. Ressalta-se que em Belém o autista tem direito assegurado aos assentos gratuitos no transporte público previsto em Decreto municipal nº 5133/2006, direito dado ao seu acompanhante dependendo do grau de autismo que a pessoa apresente. A proposta propõe que o direito contemple um segundo acompanhante", diz a justificativa do projeto.
O projeto nº 287/2020 fala sobre a realização de exames preventivos oncológicos de servidores públicos do Pará. A autora é a deputada Paula Gomes. Torna-se cada vez mais necessárias as implementações de atenção à saúde, incentivando a realização de exames preventivos oncológicos anuais. Uma vez que, quanto mais cedo for a descoberta da doença, maiores são as chances de êxito no tratamento aplicado aos casos. "Dados extraídos do Instituto Nacional de Câncer - INCA, relativos ao ano de 2020, informam que o câncer na próstata apresenta 65.840 casos, representando 69,2% da população masculina. As mulheres registraram 66.280 casos de câncer de mamas no ano de 2020", fala a justificativa da proposição.
O projeto nº 56/2021, de autoria do deputado Dr. Galileu, institui a Semana de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), no Pará. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas. Ele aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida, não sendo, portanto, considerado uma doença. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). O dia 13 de julho é o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), criado para lembrar a importância da conscientização sobre este transtorno em todo o mundo e sobre os prejuízos que pessoas com TDAH enfrentam em todos os espaços.
O Projeto nº 216/2021, de autoria do deputado Fábio Freitas, dispõe sobre a Conscientização e Estímulo à Doação de Sangue, Tecidos, Órgãos e outras Doações para Fins Humanitários. O Projeto de Indicação nº 58/2021, da deputada Dra. Heloísa Guimarães, institui e estabelece política pública estadual de proteção, inclusão e acompanhamento educacional dos alunos com epilepsia na rede de ensino do Pará.
O Projeto nº278/2020, de autoria da deputada Diana Belo, que institui o Dia Estadual do DJ de Aparelhagem no calendário oficial do Pará, também foi aprovado. A data a ser celebrada é o dia 09 de março.
Mas, a importância desse esporte a ser enaltecida remete a fatores antigos, refletindo parte dos costumes e realidades marajoaras, devem oferecer condições para maior valorização e prática nos dias atuais, inclusive em nível acadêmico e educacional.
Em tribuna, o deputado Martinho Carmona falou sobre o congestionamento em algumas áreas de Belém. "Gostaria de pedir aos colegas de parlamento que tem uma aproximação com o gestor municipal da cidade, que o mesmo tenha um olhar especial no sentido de tentar fazer algo para amenizar o trânsito na capital. Na gestão anterior, também não víamos nada, só me resta pedir ajuda ao governo do Pará", disse.