Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa reconheceu em 2009 o Carimbó como Patrimônio Cultural e Artístico do Estado
Notícia
Alepa reconheceu em 2009 o Carimbó como Patrimônio Cultural e Artístico do Estado
Reportagem: Rodrigo Nicolau
Edição: Natália Mello
O cantor Pinduca expressou o seu amor pelo ritmo e lembrou de seu empenho para que o ritmo alegre e cheio de compassos caísse no gosto dos paraenses e dos turistas do mundo inteiro. "Podemos nos orgulhar e dizer que o Carimbó é oriundo do estado do Pará, da nossa região amazônica. O ritmo foi conservado desde a colonização, ainda no município de Marapanim, local que eu considero como a capital mundial do ritmo Carimbó. Costumo dizer para aqueles que se interessam em saber de onde surgiu o ritmo, eu conto a história, e ouso dizer que ainda pude dar uma modernizada", disse o cantor aos risos relembrando a época.
O deputado Carlos Bordalo (PT), autor de diversos projetos que reconhecem os ritmos do Pará como patrimônios culturais e imateriais, foi claro ao afirmar que o Estado, ao apresentar suas danças, cores e ritmos para o mundo, fortalece ainda vez mais seu valores e sua identidade.
Legislações
O Projeto de Lei nº 54/2023, de autoria do deputado Elias Santiago, declarou a obra musical da artista Dona Onete como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará. Já a guitarrada elétrica, tendo Mestre Vieira como criador do gênero, teve seu reconhecimento assegurado por meio do Projeto de Lei nº 324/2021, de autoria da deputada Ana Cunha, e instituiu o "Dia Estadual da Guitarrada" no Pará. O PL n° 9.310/2021 declarou o "Ritmo Brega" como integrante do Patrimônio Cultural e Material do Estado e foi comemorado por músicos que atuam com o gênero da música paraense.
Origem do Carimbó
Dança típica do Pará, o carimbó é uma dança cultural que teve origem durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas no Estado. O nome faz parte de uma homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas. A junção de "curi" (pau oco) e "m'bó" (furado) significa, em português, "pau que produz o som". Os movimentos da dança do carimbó surgiram do hábito de pescadores e agricultores paraenses. Ao final do dia, os trabalhadores se reuniam para dançar ao som dos tambores.