Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Manto de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa é apresentado aos fiéis

Notícia

04/10/2023 | 15h57 - Atualizada em 04/10/2023 | 20h36

Manto de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa é apresentado aos fiéis

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Andreza Batalha

"Este ano, minha família passou por uma situação muito difícil. Minha filha ficou grávida e carregou o bebê até os nove meses de gestação. Ela passou mal e perdeu meu neto. Foi um momento muito triste para toda a família, mas hoje estou aqui para dizer a todos que encontrei e continuo encontrando forças em Nossa Senhora de Nazaré e em Jesus. O Círio é um momento de agradecimento por tudo que a nossa mãezinha faz por nós", disse Joana Miranda, servidora da Assembleia Legislativa do Pará há 27 anos, durante a celebração de apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré da imagem da Casa de Leis. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (04), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Com a mensagem "Graças e louvores ao Santíssimo Sacramento", o Manto de Nossa Senhora de Nazaré do Círio da Alepa foi apresentado ao Poder Legislativo. Este ano, o manto foi doação do presidente da Casa de Leis, deputado Chicão (MDB). A apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa iniciou com uma missa no Gabinete Militar com a presença de servidores da Casa e da comunidade. Após este momento, a imagem foi conduzida até o hall de entrada da Alepa, local em que é realizada a troca do Manto.

A deputada Cilene Couto (PSDB) fez a troca do Manto e emocionada disse que "são muitas bênçãos alcançadas, esse momento é de agradecer, é de devoção, é um grande privilégio colocar o manto de Nossa Senhora de Nazaré na imagem da Alepa. É Círio outra vez e, para nós paraenses, é muito emocionante esse momento. A nossa gratidão à Nossa Senhora de Nazaré". A parlamentar, que é a primeira secretária da Mesa Diretora da Casa, acrescentou também que "amanhã será, com muita alegria, que teremos o privilégio de receber, aqui na Alepa, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. É uma ocasião em que os servidores presentes e convidados terão a oportunidade de ficar mais perto da Rainha da Amazônia. Com as bençãos de Nossa Senhora de Nazaré, o Poder Legislativo segue na missão em defesa do povo paraense. Feliz Círio a todos os paraenses".

Integrante da Catequese da Alepa, o sargento Luís Antônio dos Santos Silva explica um pouco sobre o Círio da Alepa. "O Círio da Alepa teve início em 1995 com a criação da comissão da catequese. No início, as novenas em honra à Nossa Senhora de Nazaré eram feitas nos gabinetes. Em 1997 foi idealizado o primeiro Círio da Alepa, por iniciativa minha e apoio da senhora Maria Helena Coutinho. A ideia foi acatada, à época, pelo presidente da Alepa, deputado Luiz Otavio Campos. A partir de 24 de outubro de 2001, por meio do Decreto Legislativo n º36, foi instituída a medalha 'Mérito Nossa Senhora de Nazaré', honraria concedida para pessoas que tenham prestados serviços a população paraense. Hoje celebramos mais uma ocasião de muita fé, gratidão e devoção à Mãe do nosso Senhor Jesus Cristo, Maria de Nazaré", explicou.

"Chegou uma das épocas mais esperadas do ano para nós paraenses. Este ano, estamos festejando o 26º da Alepa, e estou a frente do terceiro. É com muita satisfação que falo da emoção em participar de toda organização, todo planejamento e execução do tradicional Círio da Alepa. É sempre uma honra fazer parte dessa missão. Iniciamos a celebração de hoje com oração no gabinete militar e em seguida a troca do manto de Nossa Senhora de Nazaré, no hall de entrada da Alepa, após isso fizemos o traslado de Nossa Senhora de Nazaré até a Catedral de Belém", comentou coronel Guaraci Paranhos, chefe do Gabinete Militar da Alepa.

Círio da Alepa

O Círio na Alepa está em sua 26ª edição e acontecerá no dia 05/10, com a celebração de uma missa às 8 horas, na Igreja da Sé. Após a missa, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa sairá em procissão pelas ruas da Cidade Velha e, em seguida,  acontece a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, prevista para acontecer às 10h no plenário Newton Miranda da Alepa.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré será recebida com Honra de Chefe de Estado e conduzida até o plenário Newton Miranda pelos deputados. Logo após, dará início a Sessão Especial de entrega da Medalha "Mérito Nossa Senhora de Nazaré".

Toda organização do Círio da Alepa é realizada pela equipe da Catequese da Casa que conta com apoio do Gabinete Civil, Gabinete Militar, Divisão de Serviços Gerais da Alepa- Diseg e Presidência da Alepa. É feito um planejamento estratégico para a realização de cada Círio e assim ser definido quem será o responsável pela decoração da berlinda e quem vai doar o manto. A Catequese da Alepa conta com 15 servidores. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa fica na Igreja da Sé até o dia 05 e retorna para a entrada do Palácio da Cabanagem, permanecendo por mais 15 dias.

Programação

Quinta-feira (05/10), às 8h Missa do Círio da Alepa na Catedral da Sé, celebrada pelo Pe. Edvaldo Amaral da Paróquia Santo Inácio de Loyla.

Às 9h - Saída da Imagem em procissão pelas ruas da Cidade Velha até o Palácio Cabanagem.

Às 10h - Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Alepa para a Sessão Solene de Outorga da Comenda Nossa Senhora de Nazaré, criada pelo Decreto Legislativo nº 36 de 2001, alusiva a Nossa Senhora de Nazaré conforme Resolução nº09/2001.