Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa realiza sessão solene em alusão a "Semana Solidária Padre Bruno Sechi"

Notícia

18/09/2023 | 15h51 - Atualizada em 19/09/2023 | 07h20

Alepa realiza sessão solene em alusão a "Semana Solidária Padre Bruno Sechi"

Reportagem: Rodrigo Nicolau

Edição: Dina Santos

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou na manhã desta segunda-feira (18) uma Sessão Solene em alusão à Semana Solidária Padre Bruno Sechi – em conformidade com a Lei Estadual N°9.231/2021.

A cerimônia no auditório João Batista atendeu a proposição do deputado Delegado Nilton Neves (PSD) e contou com a presença de autoridades do meio jurídico, político, representantes da igreja católica e dirigentes do Movimento da República de Emaús.

O deputado Nilton Neves destacou a importância do legado deixado pelo Padre Bruno Sechi para a sociedade, visando combater a fome e a desigualdade entre as pessoas.

"A importância do padre Bruno para a sociedade, não apenas paraense, como para o mundo, nos faz refletir sobre o nosso papel enquanto tivermos vida. O instituto Maria Neves que leva o nome da minha mãe, hoje coordenada pelo meu filho, o vereador Túlio Neves, nada mais é que uma continuação da ideia de solidariedade deixada pelo padre Bruno com a sua imensa e rica República de Emaús. A Sessão de hoje aqui na Alepa une líderes religiosos e autoridades em prol do bem e de que forma, cada um de nós, possamos estabelecer um papel solidário em busca de um mundo mais justo e menos desigual", disse o parlamentar.Deputado Nilton Neves

Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo auxiliar da arquidiocese de Belém, destacou o papel evangelizador do padre Bruno Sechi na sociedade paraense, levando a palavra de Deus e ajudando os que mais precisam.

"Esta sessão solene aqui na Alepa foi muito significativa, pois faz memória do Padre Bruno, e da beleza do seu imenso legado deixado em prol dos que mais precisam. Eu faço questão de frisar um dos dizeres que o padre Bruno nos dizia que era a seguinte – A evangelização não pode ficar desatrelada da promoção humana, ou seja, não podemos falar incessantemente de fé diante da enorme fome, fé não combina com fome, fé não combina com miséria – Dessa forma, quem promove a evangelização, deve promover o reino de Deus, ou seja, promoção integral da dignidade humana'', afirmou Dom Antônio de Assis.Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo auxiliar da arquidiocese de Belém

A coordenadora geral do Movimento República de Emaús, Georgina Cordeiro, exaltou o trabalho deixado pelo sacerdote, que pôde contribuir com o aprendizado e socialização de crianças e jovens de diversas gerações.

"É muito importante cerimônias como essa, que reconhecem o trabalho e a importância da figura do Padre Bruno para a sociedade, pois ele deixou sua marca, deixou seu exemplo de solidariedade e acima de tudo humildade. Todos nós, integrantes do movimento de Emaús, temos o privilégio e a honra em continuar esse belíssimo trabalho, pois é a nossa missão, fazer com que toda a sociedade veja que essas crianças e jovens que encontram-se em situação de vulnerabilidade possam ser vistas como sujeitos da sociedade e possam ter oportunidade de estudar, trabalhar, e mostrar seus talentos para o mundo'', disse Georgina.Georgina Cordeiro

Ao longo de toda a cerimônia, ex-integrantes da República de Emaús e hoje músicos da banda Matinê ao Pôr do Sol emocionaram os convidados com apresentações musicais, simbolizando os aprendizados adquiridos durante o período que estiveram na entidade de filantropia.

Lei Estadual N° 9231, de 24 de Março de 2021 - Institui no mês de maio a Semana Padre Bruno Sechi, como estímulo à participação da população de nosso Estado a praticar a solidariedade. A semana Solidária Padre Bruno Sechi passa a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 29 de maio, data de seu falecimento.

A semana referida será em tributo a esse expoente da humanidade e solidariedade, pelo extenso trabalho dá garantia aos direitos das crianças e adolescentes, principalmente aos que se encontram em maior vulnerabilidade social e objetiva intensificar ações, inclusive intersetoriais com a finalidade de estimular a população em práticas solidárias e a sua importância.

Legado do Padre Bruno Sechi - Padre Bruno Sechi faleceu no dia 29 de maio de 2020 aos 80 anos de idade. Salesiano, atuou em diversas paróquias da Arquidiocese de Belém, como sacerdote da Paróquia Santa Maria Goreth, no bairro do Guamá, e da Paróquia São João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga.

Natural da cidade de Sardenha, na Itália, o padre salesiano se sensibilizou com a vida difícil de inúmeras famílias que encontravam-se em situação de extrema pobreza na periferia da capital paraense, foi quando decidiu com muita dificuldade criar o "Movimento da República do Pequeno Vendedor", visando retirar das ruas crianças e jovens que sobreviviam da venda de produtos diversos e que eram cotidianamente expostos a violência, e afastado das escolas.

Padre Bruno ficou conhecido pelo seu empenho nos programas sociais. Na década de 80, padre Bruno ganhou destaque mundial participando das ações políticas no Brasil que culminaram na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Após anos dedicados aos trabalhos na Escola Salesiana do Trabalho, Padre Bruno foi o responsável pela criação do Movimento República de Emaús, que no próximo dia 12 de outubro (Dia das Crianças) completará 53 anos de existência ajudando crianças e adolescentes de famílias de baixa renda da grande Belém.