Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa conscientiza sobre setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio
Notícia
Alepa conscientiza sobre setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio
Reportagem: Rodrigo Nicolau
Edição: Andreza Batalha
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 700 mil pessoas tiraram a própria vida — o que representa uma a cada 100 mortes registradas. No Brasil, entre 2010 e 2019, ocorreram 112.230 mortes por suicídio, sendo que, no período, houve um aumento de 43% no número anual de vítimas — de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde.
Debs no combate a prevenção ao suicídio
O Departamento de Bem-Estar Social (Debs) da Alepa promoverá nesta terça-feira (12) uma ação de conscientização com a distribuição de fitas na cor amarela e folders informativos orientando os visitantes da Casa sobre a melhor forma de identificar e tratar a depressão.
Francirene Alves é psicóloga e atua no quadro de profissionais do departamento de saúde da Alepa. Para ela, é fundamental a identificação de um quadro de depressão o quanto antes, para que seja tratado e solucionado o quadro. "Não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentem tais transtornos psíquicos. Muitas vezes o ato ocorre de forma impulsiva, devido a uma crise de ansiedade, diante de algumas situações muito impactantes e inesperadas. A pessoa que estiver passando por esses momentos de turbulência, é fundamental a ajuda de um profissional, seja de psicólogos, psiquiatras e seguir todo o tratamento correto. E ressalto: O apoio da família e dos amigos faz toda a diferença'' conta.
Além disso, ao longo de todo o ano, o DEBS, junto com a equipe da divisão de serviço social oferece serviços de psicologia aos funcionários, seus dependentes, e para a comunidade em torno da Alepa.
Legislação
Em maio deste ano, os parlamentares da Alepa aprovaram o Projeto de Lei nº 275/2019, de autoria do deputado Fábio Freitas (Republicanos), que dispõe sobre a fixação de placas na cor amarela nas escolas públicas e privadas durante o mês de setembro, informando meios para ajudar e instruir de forma positiva pessoas que sofrem de depressão, com a finalidade de prevenir o suicídio e preservar a vida.
Segundo o parlamentar, o Brasil passa por um dos seus piores momentos relacionados à saúde mental dos cidadãos. "O Brasil hoje infelizmente é um país depressivo, que se automedica. Durante minhas palestras nos diversos municípios do Pará, em escolas públicas estaduais, municipais, sindicatos, percebia que muitos jovens estavam doentes, e ouvia casos de suicídios compartilhados por pessoas próximas das vítimas. Partindo desse princípio decidi propor aos meus pares o projeto de lei n°275/2019, e aprovado por essa casa, que determina a fixação de placas na cor amarela nas escolas públicas e privadas durante o mês de setembro, visando dar uma maior visibilidade ao tema da depressão, tão sensível, e de extrema importância para a população" disse o deputado Fábio.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas que caracterizam o quadro depressivo são:
• Humor depressivo: sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimento de culpa;
• Retardo motor, falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo, lentificação do pensamento, falta de concentração, queixas de falta de memória, de vontade e de iniciativa;
• Insônia ou sonolência: a insônia geralmente é intermediária ou terminal;
• Apetite: geralmente diminuído, podendo ocorrer em algumas formas de depressão aumento do apetite, com maior interesse por carboidratos e doces;
• Redução do interesse sexual;
• Dores e sintomas físicos difusos como mal estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia, sudorese.
Setembro Amarelo
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem Mike Emme de 17 anos cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. A ideia acabou desencadeando um movimento de prevenção ao suicídio e até hoje o símbolo da campanha é uma fita amarela.
O dia 10 de setembro, data da morte do jovem norte-americano, foi oficialmente adotado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo! Em 2023, o lema é "Se precisar, peça ajuda! "
Inspirado no caso Emme, o "Setembro Amarelo" foi adotado em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Nesse período, campanhas são realizadas para alertar sobre o tema, que continua sendo um tabu e em muitas vezes, motivo de vergonha falar a respeito.