Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / ALEPA realiza Sessão Especial em homenagem aos 70 anos do DIEESE e aos 40 anos de atuação no Pará

Notícia do deputado Carlos Bordalo

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

12/05/2026 | 12h27 - Atualizada em 12/05/2026 | 12h28

ALEPA realiza Sessão Especial em homenagem aos 70 anos do DIEESE e aos 40 anos de atuação no Pará

Reportagem: Lilian Campelo

Edição: Carlos Bordalo


A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) realiza, nesta quarta-feira, 13 de maio, às 9h30, uma Sessão Especial em homenagem aos 70 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e aos 40 anos de atuação da instituição no Pará. A iniciativa é do deputado estadual Carlos Bordalo.

A programação acontecerá na Sala Multiuso da ALEPA, no andar das comissões, no Palácio da Cabanagem, em Belém, reunindo representantes do movimento sindical, pesquisadores, parlamentares, instituições públicas, universidades e entidades da sociedade civil.

Fundado em 22 de dezembro de 1955, o DIEESE nasceu da organização do movimento sindical brasileiro diante da necessidade de produzir dados confiáveis sobre as condições de vida e trabalho da população. Ao longo de sete décadas, a instituição consolidou-se como uma das principais referências nacionais em pesquisas socioeconômicas, estudos sobre mercado de trabalho, custo de vida, renda e políticas públicas voltadas à classe trabalhadora.

Entre suas principais contribuições estão a criação do Índice de Custo de Vida (ICV-DIEESE), do cálculo do Salário Mínimo Necessário e da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), instrumentos que historicamente subsidiam negociações coletivas, debates públicos e formulações de políticas sociais e econômicas.

No Pará, o DIEESE completa 40 anos de atuação, desempenhando papel fundamental na produção de estudos e assessorias técnicas voltadas às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da região amazônica, fortalecendo sindicatos, movimentos sociais e instituições comprometidas com a justiça social e o desenvolvimento regional.

Autor da homenagem, o deputado Bordalo destaca a importância histórica da entidade para a democracia brasileira e para a valorização do trabalho.

“O DIEESE construiu, ao longo desses 70 anos, uma trajetória marcada pelo compromisso com a verdade dos dados, com a valorização da classe trabalhadora e com a construção de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades. No Pará, são 40 anos de contribuição fundamental para o fortalecimento do movimento sindical e para a produção de conhecimento sobre a realidade amazônica”, afirmou o parlamentar.

A Sessão Especial também pretende reconhecer o papel da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, instituição de ensino superior ligada ao Departamento, voltada à formação crítica de trabalhadores e dirigentes sindicais.

Foram convidados representantes de centrais sindicais, sindicatos urbanos e rurais, universidades públicas, gestores públicos, pesquisadores, economistas e dirigentes nacionais e regionais do DIEESE.

Serviço: Sessão Especial em homenagem aos 70 anos do DIEESE e 40 anos do DIEESE Pará
Data: 13 de maio
Horário: 9h30
Local: Sala Multiuso da ALEPA – Andar das Comissões – Palácio da Cabanagem
(Rua do Aveiro, nº 130 – Cidade Velha – Belém/PA)