Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Chicão / Chicão destaca requalificação da Duque de Caxias como legado vivo da COP30 para famílias de Belém

Notícia do deputado Chicão

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

05/11/2025 | 20h17 - Atualizada em 05/11/2025 | 20h22

Chicão destaca requalificação da Duque de Caxias como legado vivo da COP30 para famílias de Belém

Reportagem: Carol Menezes

Edição: Carol Menezes

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), ressaltou que a entrega da obra de modernização da Avenida Duque de Caxias, em Belém, simboliza um legado vivo da COP30 voltado aos moradores.



“Estamos aqui na nova Duque de Caxias, a nova requalificação da avenida, um ponto requalificado, que as famílias terão a oportunidade de uma convivência melhor, de uma prática de esportes, e isso faz parte de um legado, de um conjunto de obras que Belém ganhou não só para receber bem os turistas, mas para receber melhor seus próprios moradores”, avaliou o parlamentar.



A intervenção, executada pela Seop com apoio do Governo Federal via Itaipu Binacional, investiu R$ 17,4 milhões na requalificação de 2,5 km de extensão e cinco mil metros de pista de rolamento, com nova pavimentação, drenagem, sinalização inteligente e iluminação em LED.



O canteiro central foi totalmente recuperado, as rotatórias revitalizadas e as calçadas receberam piso tátil, drenagem e paisagismo, além de bancos, lixeiras, floreiras e novas mudas.

A via ganhou ciclofaixa revitalizada, pista de caminhada, academia ao ar livre, mesas de jogos, áreas para piquenique, espaço pet e travessias cobertas para proteção contra sol e chuva, ampliando conforto e segurança de pedestres e ciclistas.



Estratégica para a mobilidade na área central de Belém, a Duque de Caxias funciona como rota alternativa para o Aeroporto Internacional, além de estar próxima ao Hangar e ao Parque da Cidade, polos da COP30. A obra gerou cerca de 200 empregos diretos e integra um pacote mais amplo de melhorias urbanas que, segundo Chicão, requalifica bairros, valoriza imóveis e reforça o direito ao lazer e à cidade para milhares de pessoas.