Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Chicão / Chicão exalta Parque Linear e Terminal da Tamandaré como novos cartões-postais e legados estruturantes da COP30

Notícia do deputado Chicão

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

05/11/2025 | 20h03 - Atualizada em 05/11/2025 | 20h08

Chicão exalta Parque Linear e Terminal da Tamandaré como novos cartões-postais e legados estruturantes da COP30

Reportagem: Carol Menezes

Edição: Carol Menezes

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), destacou o impacto estruturante das entregas na Nova Tamandaré, em Belém: o Parque Linear e o Terminal Hidroviário da Tamandaré.

Obra executada pelo governo do Estado e o BNDES

Para o parlamentar, as obras, viabilizadas no contexto da COP30, representam um passo decisivo na requalificação urbana e na mobilidade da capital. “Essa obra vem marcar um novo tempo para Belém e vai servir de referência, será um novo cartão postal. Estão de parabéns o governador Helder, a vice-governadora Hana, pela qualidade desse espaço”, reconheceu Chicão.

Governador Helder Barbalho entrega mais uma obra que aprimora a mobilidade na Região Metropolitana de Belém

Com 1.400 metros de extensão, o Parque Linear da Nova Tamandaré beneficia mais de 100 mil pessoas e oferece ciclovia, parque infantil, fonte interativa, parque pet, academia ao ar livre, anfiteatro, quiosques e áreas de contemplação, além de paisagismo e novas comportas para reduzir o risco de alagamentos.



Na mesma área, o Terminal Hidroviário da Tamandaré reforça a ligação com as ilhas de Belém e Barcarena, concentrando embarque e desembarque em ambiente moderno e acessível, com flutuantes cobertos, salas de espera, banheiros, lanchonete, restaurante, lojas e guichês.

A estrutura permite atracação simultânea de diferentes portes de embarcações, substituindo gradualmente operações no Ver-o-Peso e oferecendo mais segurança e conforto aos usuários.

Chicão ressaltou que as entregas evidenciam planejamento e parceria entre Estado e BNDES, antecipando um ciclo de investimentos e consolidando um legado permanente da COP30 para moradores e visitantes. Para ele, a combinação entre lazer, turismo e mobilidade revaloriza imóveis, dinamiza a economia local e projeta Belém como porta de entrada qualificada da Amazônia.