Você está em: Portal Alepa / Deputados /Chicão / Chicão destaca legado administrativo da Vila COP após Conferência do Clima em Belém
Notícia do deputado Chicão
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
05/11/2025 | 19h45 - Atualizada em 05/11/2025 | 20h07Chicão destaca legado administrativo da Vila COP após Conferência do Clima em Belém
Reportagem: Carol Menezes
Edição: Carol Menezes
Durante a entrega oficial da Vila COP, em Belém, na última segunda-feira, 3 de novembro, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), enfatizou o caráter estratégico e duradouro do empreendimento, construído para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O parlamentar destacou que o espaço, apelidado de “hotel da COP”, foi projetado não apenas para atender à hospedagem de chefes de Estado e equipes durante o evento, mas também para gerar benefícios permanentes à administração pública estadual.%2019.34.48_afcfc149.jpg)
“Estamos aqui participando da entrega daquilo que se convém chamar de hotel da COP, e é importante ser dito que esse é um espaço que, passada a conferência, será configurado em prédio administrativo de governo. Então secretarias que hoje existem em prédios alugados virão para cá. Isso é um grande legado da COP”, afirmou Chicão.
Com seis blocos e mais de 400 suítes modernas, a Vila COP, construída pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), está localizada em um ponto estratégico da capital paraense, nas proximidades do Hangar Centro de Convenções e do Parque da Cidade. O empreendimento, fruto de parceria entre o Governo do Pará, o Governo Federal e a Itaipu Binacional, representa uma das principais entregas de infraestrutura voltadas à realização da COP30.
O governador Helder Barbalho (MDB) ressaltou que o complexo foi um dos compromissos assumidos com a Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a plena estrutura da conferência e reforçou o compromisso do Pará em cumprir os prazos e exigências do evento. Além da relevância internacional, a obra também teve impacto social, gerando centenas de empregos e envolvendo reeducandos do sistema prisional na confecção do mobiliário, dentro do programa “Construindo Novas Histórias”, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Com a transformação da Vila COP em centro administrativo após a conferência, o governo estadual espera reduzir custos com aluguéis e concentrar secretarias em um espaço moderno e sustentável, marcando um legado de eficiência e planejamento urbano para Belém.
