Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / Mandato do deputado Bordalo realizará Sessão Especial para lançamento de protocolo comunitário da Ilha do Charapucu

Notícia do deputado Carlos Bordalo

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

25/06/2025 | 13h55 - Atualizada em 25/06/2025 | 13h56

Mandato do deputado Bordalo realizará Sessão Especial para lançamento de protocolo comunitário da Ilha do Charapucu

Reportagem: Heloiá Carneiro

Edição: Lilian Campelo


O deputado Bordalo, protocolou requerimento para a realização de Sessão Especial para o lançamento do Protocolo Comunitário-Autônomo-Biodiversidade de Consulta e Consentimento Prévio, Livre, Informado, Adequado, de Boa-Fé e de Veto da Ilha do Charapucu, localizada no município de Afuá, no arquipélago do Marajó, previsto para setembro.

Leia mais: Projeto de lei estabelece multa para agressores de motoboys no Pará

O protocolo é uma ferramenta jurídica e política construída pela própria comunidade, com o objetivo de assegurar o direito à autodeterminação e garantir a proteção do território, da sociobiodiversidade e das práticas culturais locais. Ele orienta como devem ocorrer os processos de consulta e consentimento prévios em casos de decisões que possam afetar diretamente os modos de vida da população tradicional da Ilha do Charapucu.


A Sessão Especial será um momento de valorização do protagonismo comunitário e de reconhecimento da importância dos protocolos autônomos na defesa de direitos coletivos, especialmente em áreas de elevada importância ecológica e sociocultural, como o Marajó. O evento contará com a presença de representantes da comunidade, de movimentos sociais, autoridades estaduais e organizações de defesa dos direitos humanos.


Compromisso


O deputado apoia e reforça o compromisso do Parlamento Estadual com os direitos dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia. Ao todo nove comunidades tradicionais já lançaram seus protocolos de consulta, reforçando sua autonomia e participação em decisões que afetam seus territórios. 


Em 2024, quatro comunidades quilombolas de Barcarena tiveram seus protocolos oficializados: o Território Quilombola Gibrié de São Lourenço, o Território Quilombola Sítio Conceição, o Território Tradicional Agroextrativista Acui e o Território Tradicional Quilombola-Indígena-Agroextrativista.


Já no primeiro semestre de 2025, mais cinco comunidades de Abaetetuba concluíram o processo: as comunidades quilombolas Tauerá-Açu e Genipaúba, além das comunidades tradicionais Rio Xingu, Igarapé São José e Igarapé Vilar, localizadas no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Santo Afonso.


Para o deputado Bordalo, a iniciativa simboliza “um passo decisivo no fortalecimento das vozes dos povos tradicionais frente aos desafios impostos por grandes projetos econômicos, e reafirma a centralidade da consulta livre, prévia e informada como instrumento de justiça e democracia ambiental”.