As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
Capanema, no nordeste paraense, agora conta com uma nova referência em serviços e atendimentos gratuitos com a chegada da primeira Usina da Paz do município. A 14ª unidade do maior projeto de transformação social, cidadania e segurança pública da América Latina foi entregue à população no último sábado, 14 de junho. O deputado estadual Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, compareceu ao ato de inauguração ao lado do governador Helder Barbalho (MDB) e da vice-governadora Hana Ghassan (MDB).
A nova Usina da Paz de Capanema, primeira unidade da região Caeté, vai atender os mais de 70 mil moradores do município com mais de 70 serviços e atendimentos disponíveis à comunidade, nas áreas da educação, cultura, esporte, assistência social, capacitação profissional, saúde e cidadania.
"Este é um programa social inigualável na América Latina e até no mundo. Uma das maiores iniciativas de assistência social que este país conhece. Desejo que este espaço de convivência e interação seja de grande contribuição para os moradores de Capanema", declarou Chicão.
Localizada no Residencial Jardim América, a UsiPaz de Capanema conta com uma ampla estrutura moderna, com salas equipadas para a realização de atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, assistência social, além de outros espaços como ginásio poliesportivo, bibliotecas, salas de informática e música, piscina, quadra aberta, praça multicultural, entre outras instalações.
Usinas da Paz - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Estado para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado.
O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, com a entrega da primeira Usina da Paz, os complexos de cidadania já garantiram mais de 9,3 milhões de atendimentos.
A Usina da Paz Capanema se junta a outras 13 unidades já em pleno funcionamento, em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal, na Região Metropolitana; Abaetetuba, no Baixo Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.
Somente em 2025, o Governo do Estado já realizou as entregas das Usinas da Paz de Benevides, Castanhal, Marabá e Abaetetuba, beneficiando diretamente mais de 684 mil pessoas nas quatro cidades.
Outras 23 novas UsiPaz seguem em construção, nas cidades de Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda Usina), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci. Outras unidades também serão anunciadas em breve.