Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Deputados /Chicão / Terra Firme ganha 1,5km de macrodrenagem com o canal da Cipriano Santos

Notícia do deputado Chicão

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.

20/05/2025 | 18h09 - Atualizada em 20/05/2025 | 18h09

Terra Firme ganha 1,5km de macrodrenagem com o canal da Cipriano Santos

Reportagem: Carol Menezes

Edição: Carol Menezes

O Governo do Pará entregou, neste domingo, 18 de maio, o canal da Cipriano Santos, no bairro da Terra Firme, em Belém. Esta é a terceira obra de saneamento concluída pelo Estado como legado da realização da COP30, cuja execução contou com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O investimento faz parte dos serviços estruturantes de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que beneficia cerca de 500 mil pessoas na capital paraense.



Presente à cerimônia de entrega, o deputado Chicão (MDB), presidente da Alepa, lembrou do comprometimento dos deputados estaduais com obras que garantem a melhoria da qualidade de vida da população: os recursos usados pelo governo do estado para as intervenções foram garantidos por um empréstimo feito junto ao BNDES e que foi aprovado, em forma de lei enviada pelo Poder Executivo, pelos parlamentares.



"Ao entregar esse canal, o governo do estado entrega qualidade de vida, entrega mobilidade em uma área que precisava ter essa circulação facilitada, inclusive para a garantir o trânsito da polícia militar nas rondas, no combate à criminalidade. E o Helder entrega isso aqui no dia do aniversário dele, são 46 anos de vida e de muitas entregas, e ainda virão muitas outras", comemorou o presidente da Assembleia Legislativa, que participou da solenidade de entrega da obra ao lado do governador Helder Barbalho (MDB) e da vice-governadora Hana Ghassan (MDB).


Com 1.114 metros, a conclusão da obra leva melhorias para a população. Problemas antigos de alagamentos já não existem mais. Foram construídas novas redes de abastecimento de água, drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica, ciclofaixas e a recuperação das paredes do canal, além de passarelas e pontes.


Desde 2019, o Governo do Pará investe no saneamento de 17 canais na capital paraense. Desses, 13 são legados COP30, um investimento de mais de R$ 1 bilhão em saneamento na capital paraense. As obras são financiadas com recursos do tesouro estadual em parcerias com instituições como Itaipu Binacional, BNDES e o Governo Federal. A iniciativa reflete um compromisso com o desenvolvimento urbano, preparando a cidade para eventos internacionais e promovendo maior bem-estar para os cidadãos belenenses e visitantes.

O Canal da Cipriano Santos foi entregue três meses antes do prazo programado para a conclusão das obras, prevista para agosto deste ano. O governador Helder Barbalho reitera que essas intervenções mostram o compromisso do Estado com a melhoria da qualidade de vida da população e a solução dos problemas de alagamentos.

Em janeiro deste ano, o Governo do Pará entregou outras duas obras de saneamento na capital paraense. A primeira delas foi o Canal da Timbó, no bairro do Marco. O canal tem mais de mil metros de extensão e o Estado realizou a reconstrução do canal, asfaltou as ruas às margens, instalou a rede de abastecimento de água, esgoto e drenagem pluvial. Também foram construídas passarelas, ponte, ciclofaixa, aterramento de quintais e urbanização viária.



Também em janeiro, o Governo do Pará entregou o Canal da Gentil, no trecho entre a Rua da Olaria e a Travessa Teófilo Conduru, no bairro de Canudos, mais uma obra legado da realização da COP 30.

Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e incluíram a recuperação das paredes do canal, novas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica das vias laterais, uma ponte, duas passarelas, urbanização viária. aterramento de quintais e ciclofaixa.