Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa convida servidores para Missa de Páscoa
Notícia
Alepa convida servidores para Missa de Páscoa
Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Os servidores e deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) estão convidados a participar da celebração da Missa de Páscoa da Alepa, nesta quarta-feira (23/04), às 10 horas, no auditório João Batista.
A cerimônia, realizada pela Comissão de Catequese da Alepa, faz referência à ressurreição de Jesus Cristo e será celebrada pelo padre Fábio Leonardo Monteiro, coordenador da Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Belém e responsável pela paróquia Ascenção do Senhor.

Páscoa
A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.
Uma característica bem conhecida da Páscoa é o fato de que sua celebração é móvel, portanto, todo ano ela é realizada em uma data diferente. Os critérios usados para definir essa data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Nicéia, realizado no século IV d.C.
A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação de uma festa judaica. No entanto, a comemoração cristã e a judaica têm significados completamente distintos. Esta, chamada de pesach, era realizada pela lembrança da libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Essa história é narrada nos “Pentateucos” — os cinco primeiros livros da Bíblia. A palavra pesach, do idioma hebraico, significa “passagem” e faz menção à passagem do anjo da morte no Egito — a décima praga, conforme a narrativa bíblica. A festa foi revisada pelos cristãos, passando a relacionar-se à crucificação e ressurreição de Cristo.