Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / Bordalo solicita obras de saneamento e asfalto após anos de abandono na passagem Santa Ana no bairro da Condor em Belém
Notícia do deputado Carlos Bordalo
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
15/04/2025 | 15h58 - Atualizada em 15/04/2025 | 15h58Bordalo solicita obras de saneamento e asfalto após anos de abandono na passagem Santa Ana no bairro da Condor em Belém
Reportagem: Thais Peniche
Edição: Carlos Bordalo
De autoria do deputado Bordalo (PT), apresentada nesta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), a moção que solicita à Prefeitura Municipal de Belém a realização de obras de saneamento básico e pavimentação asfáltica na Passagem Santa Ana, no bairro da Condor em Belém. A demanda, levada por moradores à assessoria do parlamentar, denuncia a precariedade que compromete a saúde pública e a mobilidade de centenas de famílias da região.
A moção, encaminhada à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEINFRA), denuncia o cenário de lama, buracos, poeira e constantes alagamentos enfrentados diariamente por moradores da região. Embora uma obra de substituição da tubulação tenha sido iniciada anteriormente, as etapas de saneamento básico e asfaltamento não foram concluídas, gerando prejuízos materiais, riscos à saúde e comprometendo a mobilidade urbana.
Antes asfaltada, a Passagem Santa Ana hoje se encontra em total abandono. A ausência de resposta dos órgãos responsáveis tem aumentado o sentimento de descaso entre os moradores, que cobram melhorias estruturais e o direito de viver com dignidade.
Diante disso, o deputado Bordalo solicita que a Prefeitura de Belém realize com urgência as obras necessárias para garantir infraestrutura adequada, saúde pública e segurança para a população da Passagem Santa Ana.
A situação da Passagem Santa Ana revela uma realidade mais ampla. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 17,12% da população de Belém tem acesso à coleta de esgoto e apenas 3,63% do esgoto é tratado. O parlamentar destaca que é urgente dar continuidade aos investimentos em saneamento e infraestrutura em toda a capital paraense, garantindo qualidade de vida à população.
A moção foi encaminhada ao gabinete do Governador do Estado, à Casa Civil, à Câmara Municipal de Belém e ao representante da comunidade local.
