Acessibilidade

  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / FRTPA / O Movimento Amazônia de Pé e seu novo projeto Labnarra foi notícia hoje na Rádio Alepa FM

Notícia FRTPA

14/04/2025 | 16h00 - Atualizada em 15/04/2025 | 14h38

O Movimento Amazônia de Pé e seu novo projeto Labnarra foi notícia hoje na Rádio Alepa FM

Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

Edição: Angelina Anjos Cavalero- FRTPA - Comunicação

A Rádio Alepa FM abriu espaço nessa segunda-feira (14) para falar do movimento nacional Amazônia de Pé, que visa proteger as florestas públicas da Amazônia e os povos que a preservam.

O movimento congrega mais de 20 mil ativistas e cerca de 300 organizações e coletivos de norte a sul do país, que, através de uma grande mobilização, apresentam essa pauta para o mundo e reacendem-na todos os dias através de uma multiplicidade de vozes que fazem parte desse movimento nacional.

A publicitária e gestora de mobilização e comunicação da Amazônia de Pé, Catarina Nefertari na Rádio Alepa FM
A publicitária e gestora de mobilização e comunicação da Amazônia de Pé, Catarina Nefertari na Rádio Alepa FM
Foto: Gabriel Oliveira

A publicitária e gestora de mobilização e comunicação da Amazônia de Pé, Catarina Nefertari, contou que esse movimento foi lançado em 2022 pela Ong Nossas para trabalhar na proliferação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que visa destinar florestas públicas para a proteção de povos tradicionais e unidades de conservação, beneficiando comunidades indígenas, quilombolas e pequenos produtores extrativistas. O movimento pretende reunir 1,5 milhão de assinaturas para ser protocolado no Congresso Nacional, mas até agora só alcançou 300 mil. ''A gente acredita que o que acontece na Amazônia não fica na Amazônia’’, disse.

O movimento tem apoio de mais de 250 organizações, instituições e coletivos de todo o Brasil.

Catarina vem realizando esse trabalho de mobilização não apenas no Pará, mas em todo o país através das ferramentas de mídia, porque a caminhada ainda não terminou e o PLIP do Amazônia de Pé ainda segue seu calvário até chegar ao seu objetivo. ‘’O movimento é um coletivo que tem adesão positiva de toda a sociedade’’, ressaltou.

Movimento lança o Labnarra que vai reunir 2 jovens em cada região do país

 

Carina falou do projeto Labnarra (Laboratório de Narrativas Regionais da Amazônia), que é um produto do movimento. e visa conectar as regiões numa releitura sobre o clima, a Amazônia e os povos. Através desse projeto, serão selecionados dois jovens  por região no Brasil para construir narrativas de proteção da Amazônia, com a personalidade de cada localidade.

Com experiência no terceiro setor, Carina explicou que sua conexão com o trabalho dentro do Amazônia de Pé aflorou ainda mais a ativista que morava dentro dela, pois já fazia uma intervenção urbana em uma ONG que ajudou a fundar.

O Amazônia de Pé reúne jovens, cientistas, povos indígenas, quilombolas, movimentos campesinos e uma multidão de brasileiras e brasileiros movidos pela ambição de preservar a floresta e seus povos visando salvar o planeta.

 

 O movimento Amazônia de Pé se mobiliza através de:

 1- Assinatura para levar o projeto de Lei Amazônia de Pé ao Congresso Nacional — um projeto de lei de iniciativa popular para proteger as florestas públicas da Amazônia e quem mais sabe como protegê-la: povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pequenos extrativistas e unidades de conservação;

 

2- Campanhas de mobilização para apoiar a garantia dos direitos dos povos da Amazônia e a preservação do território;

 

 3-Disputas de narrativas sobre a Amazônia nas redes sociais e nas ruas, criando conteúdos educativos a partir de quem é e atua no território;

 

4-Programas pedagógicos e de treinamentos, em especial para ativistas climáticos, juventudes, profissionais da Educação, criadores de conteúdo, organizações e coletivos;

 

5-Eventos e ações culturais, colocando a cultura no centro do debate sobre crise climática, estabelecendo parcerias com centros culturais e promovendo atividades em torno do 5 de setembro — o Dia da Amazônia;

Ficha Técnica:

Apresentação: Raphael Guimarães, Gabriel Olveira e Angelina Cavalero

C
oordenação Geral: Angelina Anjos Cavalero

Coordenação Rádio: Aldo Cruz

Operador: Aldecyr Cruz


As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.