As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
A 11ª Usina da Paz, localizada em Marabá, no sudeste paraense, já está de portas abertas para toda a população daquela região. O espaço materializa a bem sucedida política estadual do Governo do Pará que une segurança e promoção social, denominada Territórios pela Paz (TerPaz).
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado estadual Chicão (MDB), acompanhou o governador Helder Barbalho (MDB) e a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) na entrega do complexo, realizado na manhã deste sábado, 22.
"Temos a oportunidade de entregar esta fabulosa obra, e eu considero as Usinas da Paz não sendo obras de governo, mas sim uma obras de gerações. Que com certeza marcará não só este governo como os próximos, e as próximas gerações que passarão por aqui", reconheceu o presidente do parlamento paraense.
Esta é também a terceira UsiPaz localizada na região de Carajás, que já conta com Usinas nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás. A construção do complexo foi viabilizada por meio de convênio com a Vale, que arcou integralmente com toda a obra e equipagem/mobília dos espaços.
O projeto, elaborado pelo governo estadual, é coordenado pela Secretaria de Estado Articulação da Cidadania (Seac).
A UsiPaz de Marabá possui uma área construída de mais de dez mil metros quadrados. O novo complexo, referência para os mais de 266 mil moradores do município, vai dispor também de uma estrutura moderna e funcional, com mais de 70 serviços gratuitos oferecidos à população, nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
Atualmente, já estão em funcionamento dez Usinas da Paz, sendo oito na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor, na capital, Icuí-Guajará, em Ananindeua, Nova União, em Marituba, e Elizeu Franco, em Castanhal) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás).
Outras 27 Usinas da Paz estão sendo construídas no Pará, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Marabá, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinópolis, Benevides, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci.