Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / FRTPA /Notícias FRTPA / O segundo dia da 27ª Conferência Nacional da Unale aborda educação e deputados destacam a Alepa como visionária no tema

Notícia FRTPA

As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.

05/12/2024 | 15h11 - Atualizada em 06/12/2024 | 10h54

O segundo dia da 27ª Conferência Nacional da Unale aborda educação e deputados destacam a Alepa como visionária no tema

Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação

Edição: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação


O tema educação e inovação pedagógica: novos modelos de ensino para o século XXI e  educação ambiental como estratégia fundamental para a sociedade foram os destaques do segundo dia da Conferência da Unale
O tema educação e inovação pedagógica: novos modelos de ensino para o século XXI e educação ambiental como estratégia fundamental para a sociedade foram os destaques do segundo dia da Conferência da Unale
Crédito: Foto Divulgação: Unale

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) assina na história do Brasil como a primeira Casa de Leis a oferecer um curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, marcando a gestão do deputado Chicão(MDB) como um visionário e pioneiro na valorização da educação no âmbito do parlamento, passando ser vitrine e inspiração para outras Assembleias Legislativas do país.

Ações como essas foram destaques no segundo dia da 27ª Conferência Nacional da Unale, que abordou o tema educação e inovação pedagógica: novos modelos de ensino para o século XXI e também Educação ambiental como estratégia fundamental para a sociedade.

Os deputados Rogério Barra(PL), Dirceu Ten Caten (PT) e a deputada Ana Cunha (PSDB) participam da 27ª Conferência Nacional da Unale e falaram do trabalho visionário da gestão do deputado Chicão a frente da Alepa, que através da Escola do Legislativo e do Programa Forma Alepa, capacitou vereadores, assessores e gestores legislativos, credenciando o parlamento paraense como referência no Brasil pela sua atuação na área da educação.

A coordenadora geral da Fundação Rádio e TV da Alepa, Angelina Anjos Cavalero, entrevistou os deputados Rogério Barra(PL) e Ana Cunha(PSDB) que falaram do trabalho da Casa voltado para a valorização da educação e inclusão.  ‘’Esse encontro é uma experiência de sucesso e vamos levar para nossa população através de produção legislativa que gerem benefícios, não apenas na educação, mas em todas as frentes’’, disse o deputado Rogério Barra.

A deputada Ana Cunha(PSDB), que já foi presidente da Unale em 2016, ressaltou o trabalho da Alepa junto a sociedade paraense, lembrando de como a Escola do Legislativo paraense está atuando. ‘’ A Alepa tem feito um grande trabalho através da Fundação Rádio e Televisão e da Escola do Legislativo, que tem o nível superior que visa alcançar não só os deputados, vereadores, mas toda uma sociedade que pode ser beneficiada com esses cursos gratuitamente’’, enfatizou.

O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), falou da alegria em ver que a Fundação Escola do Legislativo colabora de maneira significativa para a vida de muitas pessoas. “Tenho recebido informação de que o curso contribui grandemente para muitas pessoas que buscam uma produção melhor dentro das suas responsabilidades diante do serviço público. Essas pessoas acreditam no trabalho do Poder Legislativo”,  acentuou o deputado Chicão na solenidade de abertura das aulas do primeiro semestre de 2024 do curso “Tecnologia em Gestão Pública”, ofertado pela Fundação Escola do Poder Legislativo do Estado do Pará (Felepa). 

O presidente da Alepa, deputado Chicão(MDB) na solenidade de abertura das aulas do primeiro semestre de 2024 do curso “Tecnologia em Gestão Pública da Felepa
O presidente da Alepa, deputado Chicão(MDB) na solenidade de abertura das aulas do primeiro semestre de 2024 do curso “Tecnologia em Gestão Pública da Felepa
Foto: Guilherme Thorres (AID - Alepa)

A procuradora da Alepa, Nana Guimarães - entrevistada pela Coordenadora Geral da FRTPA, Angelina Cavalero -, recordou a trajetória do parlamento paraense na área da educação. ‘’Eu fiquei bastante gratificada em saber que estamos realmente na frente, pois iniciamos em 1999 a escola do legislativo e hoje temos a Fundação; e isso vai ao encontro com que a constituição fala, que trata da qualificação do servidor e essa escola não está só qualificando o servidor da Alepa, mas servidores de vários municípios das Câmara Municipais, através dos termos de cooperação técnica, inclusive dando a oportunidade de fazer um curso superior. Vale lembrar que vamos iniciar agora o curso de pós-graduação e esse é um passo importante. O presidente Chicão está de parabéns com a Fundação Escola juntamente com a professora Bethania Fidalgo e os demais componentes’’, disse.

Dentro dos temas abordados vale lembrar que o deputado Dirceu Ten Caten (PT) apresentou essa semana o Projeto de Lei que institui a inclusão da disciplina sobre o clima nas escolas públicas no Estado do Pará. O projeto está em tramitação na Casa. A produção de projetos na área de educação é extensa. Numa rápida visita ao portal da Alepa (www.alepa.pa.gov.br) basta pesquisar em proposições e colocar como palavra chave ‘’educação’’ e qualquer cidadão terá um choque ao ver listado 1.646 itens, onde temos projetos, moções e indicações de projeto de lei que tratam sobre o tema.  

Na Conferência foi  apresentado o painel “O papel das Escolas Legislativas na formação dos servidores nas políticas públicas’’, onde foi exibido experiencias exitosas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.