Você está em: Portal Alepa / Notícias / Escola de Enfermagem Magalhães Barata celebra 80 anos com Sessão Especial na Alepa
Notícia
Escola de Enfermagem Magalhães Barata celebra 80 anos com Sessão Especial na Alepa
Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha - AID - Comunicação Social
A Escola de Enfermagem Magalhães Barata comemorou seus 80 anos de fundação com uma Sessão Especial realizada nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A cerimônia foi proposta pelo deputado estadual Ronie Silva (MDB), que destacou a importância histórica e social da instituição.
"A Alepa se orgulha de prestar esta homenagem e destacar a trajetória construída pela Escola Magalhães Barata ao longo dessas oito décadas, contribuindo significativamente para a saúde pública no Pará", afirmou o parlamentar.
A Sessão Especial contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Cley Aderson Chagas; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Antônio Freire; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa, Emanoel de Souza; a vice-diretora do centro, Simone Beverly Costa; e a coordenadora do curso de enfermagem, Iracy Batista.
Durante o evento, o reitor Cley Aderson destacou a relevância do curso de enfermagem da Uepa, conhecido pela tradição na formação de profissionais humanizados. "A capacidade técnica de nossos alunos e egressos é acompanhada por uma atuação focada na humanização. Esse diferencial é um orgulho para a instituição", afirmou.
Ele também relembrou o papel desempenhado por profissionais e estudantes da escola durante a pandemia de Covid-19 e apontou desafios como a permanência de alunos oriundos de escolas públicas, que representam 74% dos matriculados no curso. "Se na década de 1980 lutávamos por acesso ao ensino superior, hoje a prioridade é garantir a permanência e a qualificação desses estudantes", ressaltou.
Emanoel de Souza, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, celebrou o pioneirismo da Escola Magalhães Barata, que é o segundo curso mais antigo da área de saúde da Uepa, atrás apenas de Medicina. "A enfermagem é a base do cuidado pleno com a saúde da população. Celebrar essa história é valorizar o impacto da profissão na sociedade paraense", afirmou.
Antônio Freire, presidente do Coren-PA, destacou que mais da metade dos 12 mil enfermeiros registrados no Pará são egressos da instituição. "A Escola Magalhães Barata transformou vidas e é um marco para a enfermagem no estado", enfatizou.
Fundada em 11 de novembro de 1944, a Escola de Enfermagem Magalhães Barata nasceu com o objetivo de formar profissionais para atuar no esforço de guerra. Ao longo dos anos, consolidou-se como referência no ensino de enfermagem no Pará e no Brasil. Vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa, a escola é pioneira na região Norte e é responsável pela formação de mais de quatro mil profissionais.
Reconhecimento - Durante a Sessão Especial, a Alepa entregou comendas de Homenagem Especial a 12 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da enfermagem no Pará, destacando o legado da Escola Magalhães Barata na promoção da saúde pública e na formação de excelência.