Você está em: Portal Alepa / Notícias / Quatro comunidades quilombolas de Barcarena lançam protocolos de consulta prévia em sessão especial na Alepa
Notícia
Quatro comunidades quilombolas de Barcarena lançam protocolos de consulta prévia em sessão especial na Alepa
Reportagem: Ascom CDH- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha - AID - Comunicação Social
Na próxima segunda-feira, 25 de novembro, às 9h, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) sediará uma sessão especial para o lançamento dos protocolos de consulta prévia, livre e informada de quatro comunidades quilombolas de Barcarena. Este marco representa um passo significativo na consolidação dos direitos desses povos tradicionais sobre seus territórios.
A sessão é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, presidida pelo deputado Bordalo, em parceria com a FASE - Programa Amazônia e o Grupo de Estudos e Pesquisas “Sociedade, Território e Resistências na Amazônia” (GESTERRA/UFPA).
Os protocolos foram elaborados pelas comunidades Território Quilombola Gibrié de São Lourenço, Território Quilombola Sítio Conceição, Território Tradicional Agroextrativista Acui e Território Tradicional Quilombola-Indígena-Agroextrativista Tauá. Esses instrumentos definem os processos de tomada de decisão em relação a obras de infraestrutura ou outras ações que possam impactar seus modos de vida e territórios.
Os protocolos de consulta prévia, livre e informada são baseados na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata dos direitos de povos indígenas e tribais. Adotada em Genebra em 27 de junho de 1989, a Convenção entrou em vigor internacionalmente em 5 de setembro de 1991.
No Brasil, a Convenção foi aprovada pelo Decreto Legislativo nº 143, de 20 de junho de 2002, e passou a vigorar em 25 de julho de 2003, após o envio do instrumento de ratificação à OIT. Em 19 de abril de 2004, foi promulgada pelo Decreto nº 5.051/2004, e atualmente está em vigência por meio do Decreto nº 10.088, de 5 de novembro de 2009.
A Convenção 169 reafirma a obrigatoriedade dos governos de reconhecer e proteger os valores e práticas sociais, culturais, religiosas e espirituais próprias desses povos, além de definir quem são os povos indígenas e tribais contemplados no documento.
SERVIÇO: Quatro comunidades quilombolas de Barcarena lançam protocolos de consulta prévia em sessão especial na Alepa
Data: 25/11/2024
Horário: 09:00
Local: Auditório João Batista - 2° Andar na Alepa - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha