Você está em: Portal Alepa / Notícias / 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental encerra com sucesso em Belém
Notícia
9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental encerra com sucesso em Belém
Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Andreza Batalha - AID - Comunicação Social
Marcado pelo êxito de suas palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, atividades culturais e minicursos, o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental chegou ao fim neste domingo (17), em Belém. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Chicão (MDB).
O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, Defesa das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e das Minorias (CDH/Alepa), representou a Alepa no congresso e destacou: “Nos despedimos do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Abrasme, uma das mais conceituadas e respeitadas instituições do Brasil, com um sucesso absoluto. A Abrasme foi a grande precursora da reforma psiquiátrica no Brasil, mudando completamente o paradigma da forma como a saúde mental era tratada durante anos no País.”
O parlamentar agradeceu o apoio do Poder Legislativo ao evento. “Quando a Alepa soube do tema deste congresso, ‘Potências do Bem Viver: ancestralidade, diversidade e sustentabilidade’, que buscou abordar os desafios atuais da saúde mental, ampliando a noção de bem-estar para além da ausência de sintomas e das práticas de cuidado da rede de atenção psicossocial, o presidente Chicão nos deu apoio total desde o início. É bom saber que concluímos esse trabalho com excelência, deixando um legado para a sociedade paraense”, afirmou. Ele ainda enfatizou: “O Pará está cada vez mais sensível a abrir portas para criar novas possibilidades de humanização da abordagem e do acolhimento aos transtornos mentais no nosso estado. Obrigado, Alepa, na pessoa do presidente Chicão, que não mediu esforços para contribuir com este congresso”, concluiu Bordalo.
Ana Paula Guljor, presidente da Abrasme, também destacou o sucesso do evento: “Foi um acontecimento histórico para todos nós, com a participação maciça das pessoas. Tivemos 1.500 participantes ao longo destes três dias, resultando em um trabalho exitoso para todos.” Guljor agradeceu aos colaboradores que contribuíram diretamente e indiretamente para o sucesso do encontro. “Para que este momento fosse possível, várias pessoas estiveram envolvidas, e sou grata a cada uma delas. Reconheço o trabalho da Alepa, que realizou uma cobertura jornalística de excelência em todos os meios. Meu agradecimento também à reitora da Unama, Betânia Fidalgo, que não mediu esforços para viabilizar os minicursos e mesas-redondas. Ressalto que este congresso foi realizado para buscar mais políticas públicas, promover a vida e garantir saúde. Obrigada a todos os participantes”, finalizou.
Os congressos da Abrasme se consolidaram como o maior evento do campo da reforma psiquiátrica no Brasil, reunindo milhares de participantes anualmente em mesas-redondas, conferências, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências. O 9º Congresso incluiu uma mostra de cinema indígena intitulada "Vozes Ancestrais", além de atividades culturais e tendas permanentes baseadas na lógica da educação popular em saúde, promovendo dinâmicas conduzidas por movimentos sociais. A diversidade, tema transversal do congresso, foi o fio condutor das discussões.