Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental encerra com sucesso em Belém

Notícia

18/11/2024 | 13h16 - Atualizada em 18/11/2024 | 13h19

9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental encerra com sucesso em Belém

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Andreza Batalha - AID - Comunicação Social

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Marcado pelo êxito de suas palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, atividades culturais e minicursos, o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental chegou ao fim neste domingo (17), em Belém. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Chicão (MDB).

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, Defesa das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e das Minorias (CDH/Alepa), representou a Alepa no congresso e destacou: “Nos despedimos do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Abrasme, uma das mais conceituadas e respeitadas instituições do Brasil, com um sucesso absoluto. A Abrasme foi a grande precursora da reforma psiquiátrica no Brasil, mudando completamente o paradigma da forma como a saúde mental era tratada durante anos no País.”


O parlamentar agradeceu o apoio do Poder Legislativo ao evento. “Quando a Alepa soube do tema deste congresso, ‘Potências do Bem Viver: ancestralidade, diversidade e sustentabilidade’, que buscou abordar os desafios atuais da saúde mental, ampliando a noção de bem-estar para além da ausência de sintomas e das práticas de cuidado da rede de atenção psicossocial, o presidente Chicão nos deu apoio total desde o início. É bom saber que concluímos esse trabalho com excelência, deixando um legado para a sociedade paraense”, afirmou. Ele ainda enfatizou: “O Pará está cada vez mais sensível a abrir portas para criar novas possibilidades de humanização da abordagem e do acolhimento aos transtornos mentais no nosso estado. Obrigado, Alepa, na pessoa do presidente Chicão, que não mediu esforços para contribuir com este congresso”, concluiu Bordalo.


Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Ana Paula Guljor, presidente da Abrasme, também destacou o sucesso do evento: “Foi um acontecimento histórico para todos nós, com a participação maciça das pessoas. Tivemos 1.500 participantes ao longo destes três dias, resultando em um trabalho exitoso para todos.” Guljor agradeceu aos colaboradores que contribuíram diretamente e indiretamente para o sucesso do encontro. “Para que este momento fosse possível, várias pessoas estiveram envolvidas, e sou grata a cada uma delas. Reconheço o trabalho da Alepa, que realizou uma cobertura jornalística de excelência em todos os meios. Meu agradecimento também à reitora da Unama, Betânia Fidalgo, que não mediu esforços para viabilizar os minicursos e mesas-redondas. Ressalto que este congresso foi realizado para buscar mais políticas públicas, promover a vida e garantir saúde. Obrigada a todos os participantes”, finalizou.


Os congressos da Abrasme se consolidaram como o maior evento do campo da reforma psiquiátrica no Brasil, reunindo milhares de participantes anualmente em mesas-redondas, conferências, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências. O 9º Congresso incluiu uma mostra de cinema indígena intitulada "Vozes Ancestrais", além de atividades culturais e tendas permanentes baseadas na lógica da educação popular em saúde, promovendo dinâmicas conduzidas por movimentos sociais. A diversidade, tema transversal do congresso, foi o fio condutor das discussões.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.