Você está em: Portal Alepa / Notícias / CDH-Alepa realizará sessão especial em celebração ao Dia do Cuidador Familiar
Notícia
CDH-Alepa realizará sessão especial em celebração ao Dia do Cuidador Familiar
Reportagem: Ascom CDH- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social
A Lei Estadual, originada de um Projeto de Lei de autoria do deputado Bordalo, tem como objetivo promover maior conscientização social sobre as necessidades e os desafios enfrentados por esses cuidadores, que muitas vezes são invisibilizados.
O trabalho do cuidador familiar é de extrema importância, não apenas pelo valor econômico que representa, mas, sobretudo, pelo impacto emocional e prático nos cuidados diários. Os cuidadores familiares frequentemente enfrentam enormes desafios físicos e psicológicos, muitas vezes abdicando de suas próprias necessidades para priorizar o bem-estar do familiar dependente. Além disso, é comum que esses profissionais enfrentem momentos de solidão e desespero, carregando a culpa por não se sentirem suficientemente preparados para oferecer o suporte necessário.
Dados
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil tem crescido significativamente, com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Destas, 17,8 milhões (55,7%) são mulheres e 14,2 milhões (44,3%) são homens.
Esse aumento reflete a importância de políticas públicas voltadas ao cuidado dessa parcela da população, que frequentemente depende do apoio de cuidadores familiares. Estima-se que mais de 10% dos idosos necessitam de algum nível de cuidado constante, o que reforça a relevância do papel dos cuidadores no cotidiano dessas pessoas.
É importante ressaltar que, em sua maioria, os cuidadores familiares não são remunerados e desempenham sua função por uma conexão emocional que, em muitos casos, vai além dos laços de sangue.
A proposta da Sessão Especial também busca promover a melhoria das condições de vida e do bem-estar desses cuidadores, criando um ambiente de reconhecimento e apoio social e governamental.
A reunião contará com a participação de representantes da Casa do Idoso da Prefeitura de Belém; de secretarias estaduais, como a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh); além de instituições de ensino, hospitais, conselhos e organizações da sociedade civil.
Serviço
Reunião celebra o Dia Estadual do Cuidador Familiar
Data: 07/11/2024
Horário: 9:00
Local: Sala Multiuso no 2° andar da Alepa – Rua do Aveiro, 130, em frente à Praça Dom Pedro.