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21/10/2024 | 20h11 - Atualizada em 21/10/2024 | 22h03

Sessão Solene marca 70 anos do curso de pedagogia da UFPA

Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social

O curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED), completará 70 anos no próximo dia 23 de novembro. Para celebrar a data, foi realizada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta segunda-feira (21), uma Sessão Solene solicitada pela deputada Maria do Carmo (PT). A reunião foi presidida pela deputada Lívia Duarte (PSOL).

A sessão teve a participação do reitor e da vice-reitora da UFPA, Gilmar Pereira da Silva e Loiane Verbicaro, e de diversos representantes da instituição, como a diretora do Instituto de Ciências da Educação, Eliana Felipe; a coordenadora do curso de pedagogia, Isa Helena Araújo; a representante da Faculdade de Educação, Telma Barroso; o diretor do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Pedagogia, Adalberto Costa; e a vice-presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Uiliana Santos. Também participaram a promotora de justiça Leane Fiúza de Melo e a coordenadora do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Edina Machado.


"Hoje tivemos na Alepa a entrega da Medalha de Mérito Educacional Professor Benedito Nunes e agora estamos novamente reunidos para comemorar os 70 anos de criação do curso de pedagogia. Duas solenidades ligadas à educação”, destacou a deputada Lívia Duarte, presidente da Comissão de Cultura da Casa. “Reverter a ordem em favor da educação deve ser o papel de todo pedagogo. Por esse, entre tantos outros motivos, festejamos e homenageamos esses profissionais”, justificou a parlamentar.

A vice-reitora Loiane Verbicaro destacou que a pedagogia é um curso fundamental dentro do processo de reestruturação social. "Educar é uma tarefa desafiadora. Os indicadores sociais da região Norte mostram profundas assimetrias do ponto de vista educacional, o que amplia o nosso desafio de transformação da realidade social enquanto profissionais”, avaliou.

Ainda de acordo com a vice-reitora, é preciso defender a universidade pública e os cursos de pedagogia. Segundo o Censo Educacional de 2023, 87% dos cursos de pedagogia do Brasil são ofertados em instituições privadas e há um crescimento exponencial dessa oferta na modalidade de ensino à distância (EAD).


A diretora do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, Eliana Felipe, lembrou que o curso de pedagogia da universidade é um dos mais antigos do Brasil. São 900 mil matrículas em sua história, sendo o maior curso de licenciatura em território brasileiro. “Mas representa apenas 16% das matrículas em pedagogia do país. O restante se concentra em instituições privadas, que já são responsáveis por 49% dos professores de educação básica formados. Precisamos empreender um movimento de defesa do ensino nas instituições públicas”, afirmou.

A coordenadora do curso de pedagogia da UFPA, Isa Helena Araújo, lembrou que a licenciatura é ofertada em sete campi no Pará e reúne mais de dois mil alunos e 150 professores. "Elas contribuem com o alargamento dos horizontes educacionais e sociais em nosso estado”, pontuou.

O reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, é o primeiro reitor com formação em pedagogia eleito na universidade. “Quero dizer o quanto esse curso é importante para o desenvolvimento do Pará. A interiorização teve a pedagogia entre os três cursos que iniciaram esse processo. São 37 anos que o curso está no interior e ainda temos escolas no Pará sem professores formados. A necessidade de formação de pedagogos é constante”, avaliou. “É um orgulho comemorar esses 70 anos de história, mas precisamos fazer as pessoas entenderem a importância da pedagogia como estratégia para o desenvolvimento da sociedade”, concluiu.

Pedagogia na UFPA
A Universidade Federal do Pará foi a primeira instituição de nível superior a implantar o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no estado. Muitas ações marcaram a trajetória da licenciatura, entre elas, a interiorização do curso - possibilitando a autonomia dos campi, a oferta do curso de pedagogia da terra e a mudança do Colegiado de Pedagogia para Faculdade de Educação (FAED).


Desde a sua criação, no ano de 1954, o curso tem exercido importante papel para a formação de professores e para a valorização profissional de educadores capazes de pensar, decidir, planejar e executar com qualidade as atividades educacionais em várias instâncias e níveis da educação.

Atualmente, o projeto pedagógico proposto possibilita a formação de profissionais capazes de atuar nos processos sociais e criar alternativas para enfrentar as problemáticas que emergem no campo educacional. Assim, os pedagogos podem responder à necessidade de formação qualificada em nível superior dos docentes que desenvolvem trabalhos na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de promover a atuação na gestão e coordenação pedagógica, e nas demais áreas em que estejam previstos conhecimentos pedagógicos.