Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Solene marca 70 anos do curso de pedagogia da UFPA
Notícia
Sessão Solene marca 70 anos do curso de pedagogia da UFPA
Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social
A sessão teve a participação do reitor e da vice-reitora da UFPA, Gilmar Pereira da Silva e Loiane Verbicaro, e de diversos representantes da instituição, como a diretora do Instituto de Ciências da Educação, Eliana Felipe; a coordenadora do curso de pedagogia, Isa Helena Araújo; a representante da Faculdade de Educação, Telma Barroso; o diretor do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Pedagogia, Adalberto Costa; e a vice-presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Uiliana Santos. Também participaram a promotora de justiça Leane Fiúza de Melo e a coordenadora do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Edina Machado.
A vice-reitora Loiane Verbicaro destacou que a pedagogia é um curso fundamental dentro do processo de reestruturação social. "Educar é uma tarefa desafiadora. Os indicadores sociais da região Norte mostram profundas assimetrias do ponto de vista educacional, o que amplia o nosso desafio de transformação da realidade social enquanto profissionais”, avaliou.
A diretora do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, Eliana Felipe, lembrou que o curso de pedagogia da universidade é um dos mais antigos do Brasil. São 900 mil matrículas em sua história, sendo o maior curso de licenciatura em território brasileiro. “Mas representa apenas 16% das matrículas em pedagogia do país. O restante se concentra em instituições privadas, que já são responsáveis por 49% dos professores de educação básica formados. Precisamos empreender um movimento de defesa do ensino nas instituições públicas”, afirmou.
A Universidade Federal do Pará foi a primeira instituição de nível superior a implantar o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no estado. Muitas ações marcaram a trajetória da licenciatura, entre elas, a interiorização do curso - possibilitando a autonomia dos campi, a oferta do curso de pedagogia da terra e a mudança do Colegiado de Pedagogia para Faculdade de Educação (FAED).
Desde a sua criação, no ano de 1954, o curso tem exercido importante papel para a formação de professores e para a valorização profissional de educadores capazes de pensar, decidir, planejar e executar com qualidade as atividades educacionais em várias instâncias e níveis da educação.
Atualmente, o projeto pedagógico proposto possibilita a formação de profissionais capazes de atuar nos processos sociais e criar alternativas para enfrentar as problemáticas que emergem no campo educacional. Assim, os pedagogos podem responder à necessidade de formação qualificada em nível superior dos docentes que desenvolvem trabalhos na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de promover a atuação na gestão e coordenação pedagógica, e nas demais áreas em que estejam previstos conhecimentos pedagógicos.
