Você está em: Portal Alepa / FRTPA /Notícias FRTPA / Os bastidores da transmissão ao vivo do Círio 2024 da Alepa
Notícia FRTPA
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da FRTPA.
10/10/2024 | 21h36 - Atualizada em 12/10/2024 | 23h18Os bastidores da transmissão ao vivo do Círio 2024 da Alepa
Reportagem: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação
Edição: Shirley Castilho- FRTPA - Comunicação
A equipe técnica da Casa e da agência G2 chegaram às 5h30 da manhã para organizar todos os tramites da transmissão, posicionando câmeras e verificando o melhor ângulo visando captar um sinal de excelência e levar som e imagem em tempo real para uma audiência consolidada da Alepa.
Foram usadas sete câmeras, as quais foram distribuídas em pontos estratégicos visando identificar de forma eficiente cada detalhe do evento, que faz parte da história do Pará e da Casa de Leis; e hoje é uma tradição no bairro histórico da Cidade Velha.
Coordenado pela presidente da Fundação, Haynna Hálex, cerca de dez profissionais escalados fizeram o trabalho técnico e de reportagem permitindo a transmissão ao vivo do conteúdo em tempo real. Enquanto os técnicos estavam em campo, a presidente da Fundação, também apresentadora da TV Alepa, recebia convidados no estúdio e fazia a narração do evento em tempo real junto com a jornalista Dina Santos.
O técnico da agência G2, Bruno Farias, fez a operação do drone, que captou as imagens aéreas que chegaram via cabo para a suíte de transmissão da TV Alepa.
Na Rádio, Aldo Cruz coordenou a equipe para fazer a transmissão linkado com a TV Alepa. Ajusta de um lado, ajusta de outro; e no final tudo perfeito para levar som de qualidade para quem estava sintonizado na Rádio Alepa. ‘’A Rádio é linkada com a Tv nas programações onde fazemos a transmissão ao vivo’’, explicou Aldo.
O operador de rádio da fundação, Gabriel Oliveira, é a pessoa responsável por fazer anotações sobre as falas dos deputados, operacionalizar a rádio durante a transmissão e ficar atento a todos os detalhes. Enquanto ajustava os botões da mesa de som, ele também anotou no caderno o nome das autoridades que se pronunciaram durante a Sessão Solene em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, bem como os que receberam a comenda, visando posteriormente fazer um recorte caso a imagem seja solicitada.
Os repórteres Roberto Apolo, Andrea Santos e o estagiário Rodrigo Nicolau se revezaram na cobertura, com entradas ao vivo durante a programação, levando informação sobre a transladação e a Sessão Solene. Os cinegrafistas - personagem importante nesse trabalho - não mediram esforços para capturar o melhor ângulo de cada fase do evento. Esse conjunto de profissionais, unidos numa só sintonia, fizeram um excelente trabalho na transmissão do Círio da Alepa 2024.
Quem não pode estar presente, acompanhou de onde estava, pois o Círio foi transmitido através da TV Alepa pelo canal aberto 8.2 e pelo streaming da plataforma do YouTube e internet fibra ótica.
A festa que emociona todos os anos servidores, parlamentares e devotos que acompanham o evento na Casa de Leis pode ser visualizada em todo o mundo através das ferramentas digitais disponíveis, além de ser uma referência e matriz de informação para toda a mídia impressa e digital.
Mas afinal o que é uma transmissão ao vivo?
A transmissão ao vivo é o processo de capturar e transmitir conteúdo audiovisual - som e imagem - em tempo real para uma audiência. Ao contrário de gravações pré-produzidas, onde o material é editado e ajustado antes de ser exibido, na transmissão ao vivo o conteúdo é capturado e distribuído instantaneamente, permitindo que os espectadores acompanhem os eventos à medida que eles acontecem. Assim, a Fundação de Rádio e Televisão da Alepa, com sua equipe treinada, se empenhou em mostrar todos os detalhes da maior festa de demonstração de fé e devoção na procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré da Alepa, que antecede a grande procissão, que acontecerá no próximo domingo, dia 13 de outubro.