Você está em: Portal Alepa / Notícias / Alepa debate doação de órgãos no Pará
Notícia
Alepa debate doação de órgãos no Pará
Reportagem: Dina Santos- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello- AID - Comunicação Social
O debate também vai abordar a necessidade de políticas públicas em defesa do direito à saúde, com ações que serão intensificadas anualmente no mês de setembro, com o incentivo à doação de órgãos, sangue e congêneres.
O seminário vai reunir especialistas, gestores, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil, que irão discutir estratégias para o aprimoramento das ações e políticas no campo da saúde mental e avanços significativos na conscientização e desenvolvimento da doação de órgãos e tecidos no estado do Pará.
A parlamentar é autora de projetos nessa área: o Projeto Indicativo 123/2023 cria o Pacto Estadual Social para promover e apoiar a doação por meio de fóruns regionais, e o Projeto de Lei 512/2023 obriga as concessionárias de transportes públicos rodoviário e hidroviário de passageiros do estado a promover campanha permanente de estímulo à doação de sangue, medula óssea e órgãos.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 43% das famílias recusam a doação depois que a pessoa falece, mesmo quando esta manifesta em vida a vontade de ser doador.
“Nosso trabalho é multiplicar conhecimento e esclarecer às pessoas sobre doação e transplante”, avalia Francisca Monteiro, da Rede Amazônica de Educação em Doações e Transplantes. “Quando uma família diz ‘sim’ para a doação, outra pessoa é beneficiada e tem a chance de viver”, avalia.
Outro compromisso da Defensoria foi a notificação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre a previsão de realização de Transplantes de pulmão no estado. “Foi muito importante chegar até aqui, neste fim de Setembro Verde, e defender essa pauta numa reunião com especialistas, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil”, concluiu a deputada Lívia Duarte.
Estimativas
O Brasil é o segundo país com maior número de transplantes, atrás apenas dos Estados Unidos. De janeiro a setembro de 2023, foram realizados 6.766 transplantes no Brasil, sendo 440 no Pará.