Você está em: Portal Alepa / Deputados /Carlos Bordalo / Projeto de Lei propõe a Política Estadual de Valorização da Cultura Ribeirinha e Paraense na Alepa
Notícia do deputado Carlos Bordalo
As informações contidas nesta seção são de responsabilidade da assessoria do próprio deputado.
20/08/2024 | 16h54 - Atualizada em 20/08/2024 | 16h49Projeto de Lei propõe a Política Estadual de Valorização da Cultura Ribeirinha e Paraense na Alepa
Reportagem: Thais Peniche
Edição: Carlos Bordalo - AID - Comunicação Social

Com o avanço da urbanização e das mudanças econômicas e sociais, muitos aspectos das tradições culturais estão em risco de desaparecimento e o Pará, um estado marcado por sua diversidade cultural, vê na cultura ribeirinha um de seus maiores patrimônios. É o que avalia o deputado Bordalo (PT) autor de um Projeto de Lei (PL) que busca instituir a Política Estadual de Valorização da Cultura Ribeirinha e Paraense, apresentado nesta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).
O PL foi apresentado durante sessão ordinária e busca valorizar a cultura ribeirinha amazônica, além de promover, apoiar e preservar as manifestações culturais, econômicas e tradicionais das comunidades ribeirinhas, assim como outros aspectos da vasta e rica cultura do Estado.
Leia Mais: CDH-Alepa realizará sessão especial em celebração aos 40 anos da Lei de Execuções Penais
Ele estabelece princípios que guiam a execução desta política, incluindo a valorização da diversidade cultural, o respeito aos saberes tradicionais e a plena participação das comunidades na elaboração e implementação das políticas culturais. Além disso, a integração da produção cultural com a sociedade, a educação, a formação e a conexão com políticas ambientais sustentáveis são pilares centrais desta iniciativa.
Para que a Política Estadual se concretize, o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá desenvolver ações específicas. Entre elas, programas de registro e documentação das tradições culturais, conservação de sítios históricos, realização de eventos culturais, e apoio a oficinas e cursos sobre práticas tradicionais.
“As comunidades que vivem às margens dos rios da Amazônia mantêm tradições que refletem a história e as raízes da sociedade paraense. Danças, músicas, culinária e artesanato tradicionais são expressões culturais fundamentais para a identidade regional e local”, comenta Bordalo.
O parlamentar reforça ainda que a implementação da Política Estadual de Valorização da Cultura Ribeirinha e Paraense é um passo crucial para garantir que essas tradições continuem a ser celebradas e transmitidas às futuras gerações.
A Política Estadual de Valorização da Cultura Ribeirinha e Paraense visa garantir a preservação desse patrimônio, por meio da documentação, conservação e promoção de tradições culturais essenciais para a identidade do estado.
A cultura é um dos pilares que sustentam a identidade de uma comunidade. O rápido crescimento das cidades e a pressão sobre os recursos naturais têm levado a um enfraquecimento das práticas culturais tradicionais e à perda de conhecimentos ancestrais. Bordalo reforça que a valorização da cultura ribeirinha e paraense não apenas fortalece a identidade estadual, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social do estado, criando um legado duradouro para as gerações futuras.
