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02/07/2024 | 16h45 - Atualizada em 02/07/2024 | 17h08

Redes sociais da Alepa seguem na liderança dentre os perfis das Assembleias Legislativas do Brasil

Reportagem: Andrea Santos- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

“Foco e planejamento são, na minha opinião, o grande segredo do sucesso”, é o que diz Alda Dantas, jornalista e coordenadora geral da Assessoria de Imprensa e Divulgação (AID) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A declaração foi dada após ela ser informada, na manhã desta terça-feira (2), que mais uma vez as redes sociais da Casa ocupa o primeiro lugar dentre todas as Casas Legislativas do Brasil em 2024. A avaliação é feita pela plataforma Social Media Gov, que usa várias métricas para avaliar a influência das redes sociais de diversas instituições brasileiras.

Em fevereiro deste ano, a plataforma já havia notificado que o perfil do Instagram da Alepa estava em primeiro lugar no envolvimento com o público dentre as redes sociais analisadas, figurando à frente das Assembleias Legislativas de São Paulo e Rio de Janeiro – Alesp e Alerj. 

“Ter o reconhecimento de uma plataforma tão relevante é extremamente gratificante para a nossa equipe, que leva o trabalho a sério desde que assumiu as redes sociais da Assembleia Legislativa do Pará. Há cinco anos só temos obtido bons resultados, levando nosso Instagram de 300 seguidores aos atuais 54 mil”, comenta Alda Dantas.

No dia 25 do mês de abril, a Alepa teve seu reconhecimento nacional durante o evento #redeswegov, que reuniu profissionais da comunicação pública de todo o país em Florianópolis (SC). A premiação foi oferecida pela Social Media Gov, a principal plataforma de monitoramento das redes sociais de todos os órgãos públicos do Brasil. Entre as 11 categorias do prêmio, a Alepa foi a única assembleia do país finalista em uma dessas categorias: Inclusão e Diversidade, junto com o Tribunal de Justiça do Ceará, Governo do Rio de Janeiro, Exército Brasileiro, Defensoria Pública da Bahia e a Câmara Municipal de Fortaleza.

“Informação de qualidade, notícias sobre o Legislativo, serviços, transparência, uma pitada de entretenimento e uma linguagem bem paraense com foco no regional e na Amazônia é o que mantém as redes da Alepa no topo do ranking nacional entre todo os legislativos brasileiros desde o início deste ano”, aponta Rogério Paiva, jornalista; especialista em redes sociais; mestre em comunicação pela Universidade de Coimbra (Portugal); e coordenador das mídias digitais da Alepa.

Segundo ele, “a Alepa produz um conteúdo que sai do óbvio, fugimos do formato quadrado, tradicional de comunicação pública e isso gera envolvimento, engajamento, comentários e dá muita visibilidade não só pra Alepa, mas para o nosso estado como um todo”.

Estar entre os órgãos que mais se destacaram em 2023 e que permanece nesse meio é comemorado por toda a equipe que compõe a Assessoria de Imprensa e Divulgação da Alepa. Para se manter nesta posição, o perfil do Instagram da Alepa busca manter uma comunicação digital inclusiva, que valoriza os direitos humanos, a diversidade e o combate às fake news. Além da acessibilidade, tudo é feito com regionalização. A Comunicação Pública das redes sociais da Alepa é nortista, amazônida e 100% paraense. O trabalho que o Instagram da Alepa e demais redes realiza, é também 100% orgânico.

O Instagram da Alepa é o mais engajado, comentado e com maior envolvimento entre todos os legislativos estaduais do Brasil. São seis meses de liderança do ranking nacional do Social Media Gov. É informação, conteúdo parlamentar de qualidade, credibilidade, transparência, serviços com o jeito paraense de comunicar.