Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sede do Parlamento do Pará é palco de visita guiada do Instituto Lilian Gusmão

Notícia

24/06/2024 | 16h31 - Atualizada em 24/06/2024 | 16h48

Sede do Parlamento do Pará é palco de visita guiada do Instituto Lilian Gusmão

Reportagem: Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social


O Palácio Cabanagem foi palco de uma visita guiada com as alunas do Instituto Lilian Gusmão nesta segunda-feira (24). Ao longo de toda a manhã, pouco mais de 70 integrantes do grupo puderam conhecer e entender sobre a história do prédio tombado, onde funciona a sede do Poder Legislativo do Pará. Além disso, o Departamento de Memorial da Casa de Leis pode compartilhar com as presentes algumas das polêmicas votações que marcaram a trajetória da Assembleia Legislativa do Estado, como a elaboração da atual constituinte estadual.


A visita foi conduzida pelo diretor do Departamento de Memorial da Alepa, o servidor Paulo Lourenço, que ressaltou a importância do projeto ’Alepa de portas abertas’.

"Após a importante revitalização da sede do nosso Poder Legislativo, conduzida pelo deputado Chicão (MDB) e que de fato revolucionou e deu novos ares ao centro histórico da nossa capital, começamos a receber ainda mais a visita das escolas, universidades. Instituições que  muitas vezes atravessam o nosso Pará e procuram conhecer um pouco mais a nossa história e como funciona a nossa casa de leis. Sem dúvidas, para todos nós servidores que trabalhamos aqui, são momentos gratificantes", ressaltou Paulo.

"Em nome do Instituto gostaríamos de agradecer ao presidente Chicão por todo o apoio dado ao nosso grupo, que atende de forma gratuita no bairro do mangueirão cerca de 600 idosos. Eles têm acesso à atividade física três vezes na semana conosco. Hidroginástica, dança. E quando surgiu a ideia de virmos conhecer melhor o funcionamento da Alepa, recebemos todo o apoio necessário e fomos acolhidos com todo o carinho e respeito pelos servidores", agradeceu Lilian Gusmão, presidente do instituto.

Ione Santos, vice-presidente do instituto e uma das alunas presentes na visita, lembrou do momento delicado que atravessa na sua vida, e de toda a corrente de apoio recebida pelo grupo conduzido por Lilian.

"Ter tido a oportunidade de trabalhar no instituto foi um dos presentes que ganhei na minha vida. Lá é onde muitas das vezes não chegamos bem, em especial no meu caso, que há cerca de um ano travo uma luta contra o câncer. Ser acolhida por eles, receber um abraço, ter a chance de passearmos juntos, conhecer novos lugares, tudo isso me ajuda a olhar para frente com a esperança num amanhã ainda melhor. Amei conhecer a Alepa e espero que outras pessoas tenham o acesso à cidadania e a momentos de imensa alegrias na vida, como os de hoje", agradeceu Ione.

A visita guiada pela sede do Parlamento teve início no Hall de entrada, onde fica a clássica obra de arte de Anita Panzuti, que retrata a Adesão do estado do Pará à Independência do Brasil. O grupo conheceu ainda o auditório João Batista; os novos espaços de lazer, no segundo andar, onde ficam abrigados os novos gabinetes; o plenário Newton Miranda, onde são apreciadas e votadas as proposições de interesse da população e onde está a obra pintada por Benedito Mello, exemplificando o movimento da Cabanagem; e a presidência da casa.

A visita contou com a contribuição dos seguintes servidores: Jarbas Porto, diretor legislativo da Alepa; Elias Benoni, Luiza Nunes, Terezinha de Jesus, Luciana Ataíde, Luiz Souto, Rafael Costa e Fabrício Buarque.

Vale lembrar que, institutos, escolas, grupos turísticos, que desejarem visitar o Palácio Cabanagem, localizado no centro histórico de Belém, no bairro da Cidade Velha, devem fazer a solicitação via Ofício para a Presidência da Assembleia Legislativa do Pará.