Você está em: Portal Alepa / Notícias / Cartilha eleitoral para mulheres é lançada na Alepa
Notícia
Cartilha eleitoral para mulheres é lançada na Alepa
Reportagem: Kamila Nascimento- AID - Comunicação Social
Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social
A Procuradoria da Mulher da Alepa lançou nesta terça-feira (18) a primeira cartilha eleitoral de apoio às candidaturas femininas nas eleições municipais. O material contém orientações de especialistas sobre regras eleitorais e planejamento de campanhas políticas. A cartilha é um resumo da primeira formação política para mulheres organizada pela Promulher em 2023, no município de Castanhal.
Com cinco capítulos, a cartilha simplifica as principais regras de uma campanha eleitoral, destacando as proibições e permissões de cada período. As etapas do planejamento, regras da pré-campanha e para o dia da votação estão entre os assuntos mencionados, bem como as dicas sobre estratégias de organização de equipes e distribuição dos materiais gráficos.
Outro ponto de destaque são as orientações para evitar multas e entraves que possam prejudicar as candidaturas. Para a deputada e Procuradora Paula Titan, garantir uma boa preparação das pré-candidatas aumenta a oportunidade de participação das mulheres na política. “Precisamos de mulheres competitivas nessas eleições e por isso fizemos questão de preparar esse material para estender a capacitação da nossa primeira formação política a outras mulheres pré-candidatas nas eleições de 2024. Assim vamos garantir mais representatividade no parlamento e demais espaços políticos”, afirmou a deputada.
Para a Dra. Juliana Freitas, especialista em direito eleitoral e colaboradora da cartilha, a educação é um dos principais mecanismos para estimular a maior atuação das mulheres em espaços políticos. “A Cartilha Eleições Promulher 2024 visa incentivar, por meio do acesso ao conhecimento das regras da pré-campanha e da campanha, um maior número de mulheres a participar das eleições como (pré) candidatas aptas a concorrerem no processo eleitoral, garantindo, assim, a pluralidade, a diversidade e a representatividade necessárias para a democracia”, explicou.
A cartilha ‘Eleições Promulher’ já está disponível para download no site da Alepa e também no Instagram da Procuradoria Especial da Mulher.