Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Sessão Solene na Alepa homenageia 50 anos da Unama

Notícia

10/06/2024 | 19h57 - Atualizada em 10/06/2024 | 20h03

Sessão Solene na Alepa homenageia 50 anos da Unama

Reportagem: Dina Santos - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, comandou a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Universidade da Amazônia (Unama) nesta segunda-feira, 10 de junho.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
A solenidade ocorreu no auditório João Batista, no Palácio Cabanagem, e foi uma iniciativa do presidente da Casa de Leis. “Chegar a 50 anos fazendo do ensino uma referência na Amazônia, temos que parabenizar a instituição. Nós temos hoje a oportunidade de reconhecer publicamente os serviços prestados pela Unama na formação de várias gerações de paraenses”, destacou o deputado Chicão.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
O deputado Carlos Bordalo também enalteceu a instituição de ensino. “Tenho certeza de que os 41 parlamentares que representam o povo paraense nesta Casa, de uma maneira ou de outra, têm relação com a Unama, uma instituição enraizada na história do nosso estado”, afirmou. “Homenagear uma instituição de ensino que há 50 anos contribui para uma educação de qualidade é uma honra para o Parlamento paraense”, concluiu Bordalo.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
Na oportunidade, Janguiê Diniz, fundador do Grupo Ser e Chanceler da Unama, recebeu o título de Cidadão do Pará. “A história de vida do Janguiê Diniz serve de exemplo para muitas pessoas. Um nordestino de origem humilde, sem condições para estudar, construiu um grupo educacional desse porte no Brasil, e merece ser parabenizado pelo contexto de uma vida dedicada à educação. Educar é o maior legado que qualquer pessoa pode deixar. A Assembleia parabeniza Janguiê quando entrega o título de Cidadão do Pará”, afirmou o presidente Chicão.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
"É uma honra estar neste Parlamento, recebendo essas homenagens pelos 50 anos da Unama, que tem uma grande história em toda a Amazônia. Ao mesmo tempo, é uma satisfação enorme receber o título de Cidadão Paraense. Quero agradecer ao povo do Pará que me recebeu tão bem nesta terra. É uma honraria muito significativa na história da minha vida também”, descreveu Janguiê.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
O empreendedor destacou que o Estado do Pará sempre esteve presente em sua trajetória, além de ter grande importância no percurso de sua vida e dos seus empreendimentos. "Tenho um carinho muito grande pelo Pará, onde me sinto acolhido, o que me faz sentir ainda mais partícipe dessa comunidade”, declarou.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
Participaram da Sessão Solene o secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos; o secretário municipal de Planejamento e Gestão, João Claudio Arroyo; o procurador geral de Justiça, Cézar Mattar Jr.; a reitora da Unama e diretora da Escola do Legislativo, Betânia Fidalgo; e o vice-reitor da Unama, Éden Batista Ferreira.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Lançamento
Após a Sessão Solene, Janguiê Diniz lançou o livro “O Código Secreto da Riqueza”, com uma sessão de autógrafos da obra no Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Pará. 
“O Código Secreto da Riqueza” é sua 31ª produção. O autor discorre sobre os diversos tipos de riqueza, dá orientações sobre como obtê-la, principalmente a riqueza material, e também sobre como desenvolver-se pessoal e profissionalmente. Janguiê doou exemplares do livro para a biblioteca da Alepa.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.