Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa / Notícias / Pela primeira vez, Alepa realizará casamento comunitário na sede do parlamento

Notícia

10/06/2024 | 20h01 - Atualizada em 10/06/2024 | 20h08

Pela primeira vez, Alepa realizará casamento comunitário na sede do parlamento

Reportagem: Ascom CDH - AID - Comunicação Social

Edição: Natália Mello - AID - Comunicação Social


 

Qual noiva não fica nervosa com a proximidade do seu casamento? Stephanie da Silva, 40 anos, não foge à regra. Ela e o noivo, Fabiano Santos, 43 anos, e mais 22 casais, formalizarão a união nesta sexta-feira (14), às 15h, no primeiro casamento comunitário realizado pela Comissão de Diretos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em parceria com a Faculdade Faci.

O evento será realizado no auditório João Batista, e os noivos terão decoração, música, cerimonial, bolo e registro fotográfico sem custos aos noivos. Apaixonados, Stephanie e Fabiano possuem um ano de relacionamento e contam que decidiram dar um passo importante neste momento porque acreditam e confiam no amor que um sente pelo outro. “Nós estamos apaixonados e decidimos viver juntos pelo resto da vida, construir a nossa família e viver na presença de Deus”.

Ela ainda relata que, com a proximidade da data do casamento, bate o nervosismo e a ansiedade. “Eu estou bem aflita. Antes era com a documentação, se estava tudo certo, se o juiz iria aceitar, mas deu tudo certo, chegamos até aqui. Eu nem esperava por esse casamento e já recebi tantos presentes, então são muitas bençãos que estamos recebendo. Já tinha um ano que ele tinha me pedido em casamento e eu só enrolando (risos), mas de repente aconteceu sem eu esperar: roupa, aliança, presente. Foi a vontade de Deus, mesmo”.

De acordo com a última Pesquisa de Estatísticas do Registro Civil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram registrados 970 mil casamentos em 2022, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Em 2020, primeiro ano da pandemia, ocorreram 757 mil casamentos. No ano seguinte, foram registrados 932,5 mil, o que confirma que houve retomada pós-pandemia, mas o número ainda se mantém abaixo da média de 1.076.280 registrada entre 2015 e 2019.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, deputado Bordalo, o Casamento Comunitário é uma ação que tem se tornado cada vez mais comum em diversas cidades do Brasil. “Através dela, é possível reduzir as desigualdades sociais, uma vez que muitos casais já possuem uma relação matrimonial, mas não oficializada perante a lei exatamente por não possuírem recursos financeiros para formalizar a união”, pontua.

SERVIÇO: Casamento Comunitário

Data: 14/06/2024

Horário: 15h

Local: Auditório João Batista – 2° Andar da Alepa – Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha