Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
A Assembleia de Deus – Igreja Mãe completa 113 anos de fundação no próximo dia 18 de junho. Para celebrar a data, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou uma Sessão Solene nesta segunda-feira (10). A solenidade atende ao Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2014, do deputado federal Raimundo Santos, que estabeleceu o ato com a outorga da Medalha do Mérito Evangélico "Daniel Berg e Gunnar Vingren". Os missionários suecos foram os responsáveis por fundar a Assembleia de Deus em Belém do Pará, no dia 18 de junho de 1911.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
O tema de aniversário desse ano é: "Sal da terra e luz do mundo". O presidente da Casa de Leis, deputado Chicão (MDB), iniciou os trabalhos dizendo que a sessão é de praxe e inclusive regulamentada por lei. “Hoje tive a oportunidade de estar, mais uma vez, na Sessão Solene que celebra os 113 anos da Igreja Assembleia de Deus. É uma solenidade regulamentada por lei e deixo aqui os parabéns a essa Igreja que tem um envolvimento muito grande com as pessoas. Aos pastores que ficam à frente dos trabalhos da Igreja, como o pastor Philipe Câmara e sua esposa Luana Câmara, bem como o presidente da Igreja Mãe, Templo Central, pastor Samuel Câmara e Rebekah Câmara. Todo trabalho que a igreja faz é fantástico, seja na área social ou espiritual”, declarou.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Para o deputado federal Raimundo Santos, a Assembleia de Deus é a instituição mais agraciada na história da Assembleia Legislativa do Pará. "Minha gratidão ao presidente dessa Casa de Leis, deputado Chicão, que tem um olhar extraordinário e tem ajudado a todos os seguimentos da sociedade. Também sou grato aos servidores que realizam seu papel muito bem dentro da Alepa, contribuindo para o sucesso dessa sessão solene", disse. "São 113 anos de anos de Assembleia de Deus e há décadas esta Assembleia Legislativa reconhece a importância da igreja para Belém, para o Pará e para o Brasil", finaliza.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Para Philipe Câmara, pastor e vice-presidente das Igrejas Assembleias de Deus do Pará, é sempre uma alegria celebrar a data na Alepa. "É sempre bom voltar aqui para festejar essa data. Somos muito bem recebidos na Casa do povo. Agradeço ao deputado Chicão e a todos que fazem a Alepa. Ao longo desse mês, eu creio que todos os estados da federação vão celebrar essa data. Somos gratos a Deus, a Assembleia de Deus nasceu aqui, em Belém do Pará”, disse.
A Igreja fundada em Belém se expandiu pelos estados brasileiros e no exterior, sendo a maior Igreja Pentecostal no mundo. Em 113 anos de história, a Assembleia de Deus já alcançou mais de sete milhões de membros em 180 países e territórios.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Representando o governo do Pará, Raimundo Santos Júnior, presidente das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), disse que o momento é histórico. “Essa ocasião é especial, é histórico e já virou tradição. Ser homenageado na Alepa significa saber que a instituição que leva a palavra de Deus e que realiza um trabalho social com seriedade tem uma boa representação no campo da cidadania e, acima de tudo, na área da salvação de almas. É um momento de muita alegria, onde a igreja se reúne e faz da Assembleia Legislativa um grande culto de louvor, adoração e gratidão a Deus. Obrigado”, destacou.
Várias autoridades estiveram presentes na solenidade, entre elas o senador Zequinha Marinho.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Homenagem
Durante a solenidade, sete pessoas e personalidades receberam homenagens com a Medalha do Mérito Evangélico "Daniel Berg e Gunnar Vingren", nomes dos missionários suecos. A concessão da comenda é um reconhecimento aos cidadãos e representantes de entidades ou agremiações que tenham contribuído com ações e serviços para a evangelização na sociedade em atuações expressivas.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
Em nome dos agraciados, falou Luana Câmara. “Já fui uma pessoa que não andava com Jesus, mas há 24 anos resolvi mudar. Certo dia entrei no meu quarto e pedi para Deus uma mudança em minha vida. Mudei e hoje estou aqui sendo homenageada por este Poder. Mudei porque sei do agir de Deus em minha vida. Minha vida foi modificada, assim como a de muitos aqui. Trabalhar na obra de Deus é gratificante. Parabéns a todos os homenageados e que possamos continuar fazendo um trabalho pensando nas crianças, nos bebês, nos jovens, nos adolescentes. Em todos. Muito obrigada”, agradeceu.
Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)
A Igreja
Em 18 de junho de 1911, em Belém, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg fundaram a Assembleia de Deus. Para relembrar a data histórica, a igreja realiza uma programação que envolve ações humanitárias em Melgaço e em Portel, no Marajó, com a entrega de 2.500 cestas de alimentos e brinquedos para famílias carentes, incluindo também mobília para residência, cursos de qualificação e a instalação de uma base humanitária permanente para prestar serviços de capacitação e atendimento médico e jurídico à população.
Atuação
A denominação religiosa desenvolve um trabalho evangelístico e social de grande referência no Pará, em todo o país e até no exterior, com forte atuação na América do Sul, Ásia e África. Além de missões internacionais, a Igreja presta relevantes serviços às comunidades carentes da Região Metropolitana e ribeirinhas. Com a "Missão de Construção e Reformas de Casas", amparam pessoas que vivem em vulnerabilidade social, em condições de moradias precárias, seja construindo ou reformando casas, beneficiando várias famílias. Outra frente de trabalho social é a assistência aos imigrantes venezuelanos, com atendimento a dezenas de famílias em uma casa de passagem.